"Senhor Morcego": Batman completa 75 anos vivido por muitos rostos e mais atual do que nunca

"Senhor Morcego": Batman completa 75 anos vivido por muitos rostos e mais atual do que nunca
Carol Souza
Por Carol Souza

"Nascido" em maio de 1939, um super-herói "idoso", mas muito atual completou 75 anos de existência, mais atual do que nunca esteve. Estamos falando de Bruce Wayne, o chamado Homem-Morcego e Cavaleiro das Trevas, Batman!

Adaptando-se ao tempo, com mais de sete décadas, o herói sombrio segue fazendo sucesso e fãs por onde passa, seja nos quadrinhos em novas histórias, em franquias cinematográficas bilionárias, games eletrônicos e qualquer outro tipo de produto onde seu logo esteja envolvido ou estampado.

Vindo ao mundo pelas mãos do desenhista Bob Kane e do roteirista Bill Finger, quando a editora DC Comics encomendou a criação de um novo super-herói para aproveitar a popularidade do Superman, lançado um ano antes, a dupla decidiu conceber um herói "diferente", em que o lado sombrio e escuro fosse o destaque.

Contrário ao sucesso do Super-Homem, um personagem chamativo, que tinha poderes, usava roupas chamativas e mostrava seu rosto, o Batman seria um cara normal, sem poderes, com roupas escuras assim como sua origem obscura, cheia de traumas e desejos de vingança, que atuaria à noite.

Sucesso assim como seu chamativo antecessor, Batman alcançou o topo rapidamente, e com um ano de sua criação, já tinha conseguido galgar sua primeira tirinha, ambientada na fictícia Gothan City - "local" onde se iniciou o verdadeiro fenômeno que tornaria o herói em um ícone da cultura pop.

Ultrapassando as barreiras dos desenhos, Batman conseguiu seu espaço nos cinemas, enfrentando vilões conhecidos dos leitores em diversas produções das telonas. Pinguin (Danny DeVito), Mulher-Gato (Michelle Pfiffer), Charada (Jim Carrey), Coringa (Jack Nicholson/Heath Leadger), Bane (Tom Hardy), Era Venenosa (Uma Thurman), Mr. Freeze (Arnold Schwarzenegger), todos estes já enfrentaram o Homem-Morcego e seu ajudante, o jovem Robin (Chris O'Donnell) e até mesmo a Batgirl (Alicia Silverstone).

Em entrevista à AFP, o ator Danny DeVito, intérprete de Pinguim em "Batman - O Retorno", de 1992, dirigido por Tim Burton, disse acreditar que o triunfo do personagem até os dias de hoje está ligado à falta de liderança das classes política e empresarial.

"O mundo não tem heróis", disse, "Olhamos ao nosso redor, para nossos líderes e realmente não existe ninguém em quem ter esperança", afirmou o veterano ator que ainda completou dizendo que mesmo após passados 75 anos, Batman, que já foi interpretado por atores como Adam West, Michael Keaton, Val Kilmer, George Clooney e Christian Bale, e que agora será vivido por Ben Affleck, alimenta a fantasia que o público necessita para seguir com um pouco de esperança e fé no ser humano.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: