Depois de um tempo considerável dedicando-se à paixão por Lucinda (Débora Falabella) e aos problemas envolvendo "patrocinadores" ocultos cada vez mais perigosos, Marino (Leandro Lima) sentirá o enorme peso da culpa com a passagem de tempo programada para os próximos capítulos de Terra e Paixão. Na ocasião, Graça (Agatha Moreira) entrará em trabalho de parto, e o delegado fará de tudo para ficar ao lado da empresária, ignorando as fofocas que, certamente, surgirão em seguida.
As reações já serão bizarras no exato instante em que Marino aparece no hospital com o discurso de que está lá para acompanhar o nascimento da criança. Antônio (Tony Ramos) não entende absolutamente nada e, a partir daí, Nova Primavera inteira começa a comentar sobre a possibilidade do delegado ser o pai do filho de Graça.
Até Lucinda vai pressionar o amado contra a parede, mas ele estufa o peito para mentir à gerente da cooperativa, afirmando em alto e bom som que não tem absolutamente nenhuma conexão com a criança. Seu coração, porém, diz outra coisa, afinal ele praticamente implora para acompanhar o crescimento do filho, contrariando os planos de Graça, Gladys (Leona Cavalli), e Irene (Glória Pires).
A passagem de tempo também servirá para mostrar a estagnação de alguns personagens, em especial de Aline (Bárbara Reis), que, após nove meses, ainda cairá na conversa de um falso geólogo e, para piorar, tem dificuldade até para obter o apoio de Jonatas (Paulo Lessa), que demora uma eternidade para perceber os perigos em torno da parceria com Graça.