Com 96% a favor de adesão a Rússia, Criméia oficializa pedido de anexação
No total 96,77 por cento dos eleitores na região ucraniana da Criméia votaram a favor da adesão à Rússia, segundo uma apuração completa preliminar. A contagem dos votos mostrou o resultado massivo do povo em apoio a medida. O resultado foi anunciado nesta segunda-feira pelo presidente da comissão do governo regional responsável por supervisionar o referendo.
O anúncio foi feito por Mikhail Malyshev em declaração transmitida pela televisão estatal russa, após o referendo de domingo.
O Parlamento da Crimeia também pediu oficialmente para se tornar parte da Rússia nesta segunda-feira, um dia após referendo na região sul da Ucrânia ter mostrado maioria esmagadora favorável a adesão à Federação Russa.
O pedido oficial "fez uma proposta à Federação Russa para admitir a República da Crimeia como novo integrante com o status de república", informou a Casa em comunicado em sua página na Internet.
Uma delegação do Parlamento da Crimeia tem visita a Moscou prevista para esta segunda-feira para discutir os procedimentos necessários para que a península do mar Negro se torne parte da Federação Russa. A reinvindicação pela Rússia em anexar a Criméia ao país veio após a Ucrânia depor seu presidente em meio a crises violentas de protestos do povo contra as suas políticas.