Vivendo momento delicado, Dilma Rousseff é comparada a Frank Underwood, de House of Cards
Ambos os presidentes, da vida real e da ficção, estão passando por momentos delicados.
Alerta de Spoiler para quem ainda não terminou de ver a segunda temporada de House of Cards. O momento delicado que a presidenta do Brasil Dilma Rousseff vive comandando o país parece que serviu de inspiração para a terceira temporada de House of Cards. Ambos os presidentes estão passando por uma crise de impopularidade e tendo dificuldades para conquistar o apoio para a aprovação de projetos importantes. Em um dos episódios de "House of cards", Underwood cogita mexer nas regras de programas assistenciais, mas sente a rejeição do projeto pela oposição e a base aliada. Dilma também encontrou resistência dos parlamentares ao anunciar medidas provisórias que afetam, por exemplo, o pagamento e pensão por morte, auxílio-doença e abono salarial. Para se tornarem leis, as MPs deverão ser votadas no Congresso, diz a matéria de Daniela Garcia, do EM.com.br. Dilma está disposta a negociar com deputados e senadores.
Outro detalhe que não pode passar despercebido - Durante campanha para a reeleição, partidários pediam a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ou seja, o PT estava dividido assim como os Democratas, de "House of cards", pediram para que Frank Underwood desistir da candidatura à reeleição.
Isso mostra que “o jogo nos bastidores da política se assemelha”, explicou o cientista político da Universidade de Brasília João Paulo Peixoto.
Com informações do site Momento Verdadeiro e do jornal Estado de Minas.