Tiririca vs. Roberto Carlos: Deputado Federal é condenado após paródia de canção do "rei"
Político e humorista, Tiririca usou uma das músicas de Roberto e Erasmo em sua campanha eleitoral em 2014
De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo nesta quinta-feira (19), o deputado federal Tiririca (PR-SP) e o diretório regional de São Paulo do PR (Partido da República) foram condenados em uma ação judicial movida pelo cantor Roberto Carlos e sua gravadora, a EMI Songs, por usarem uma das canções composta por Roberto e Erasmo Carlos como paródia durante sua campanha eleitoral de 2014.
Para quem não se lembra, Tiririca lançou um comercial onde aparecia vestido como o cantor, sentado à mesa com um bife em seu prato, fazendo menção do comercial polêmico gravado pelo artista para a empresa frigorífica Friboi, além de uma "versão bem humorada" da canção "O Portão".
Ainda de acordo com a publicação, após condenados pelo juiz Márcio Teixeira Laranjo, da 21ª Vara Cível de São Paulo, os réus deverão arcar com uma indenização - com valor ainda não definido ou divulgado - à editora EMI Songs, detentora dos direitos patrimoniais da composição.
No ar por pouco tempo na TV, o vídeo ainda ficou disponível para visualização no YouTube, que após acionado, tratou de em pouco tempo, remover o vídeo do ar.
Além da vestimenta e na paródia da canção Tiririca usou palavras semelhantes às do artista. "Eu votei, de novo vou votar. Tiririca, Brasília é seu lugar", declamou, no tom da música. Logo em seguida, o humorista imita Pelé e conclui: "E eu estou recitando. Para ninguém te processar, entende?".