Novela 'Os Dez Mandamentos': Gafanhotos invadem o Egito; confira o resumo da semana
Nova praga será apresentada nesta quinta-feira (15)
Resumo da novela Os Dez Mandamentos - resumo da semana (15 e 16 de outubro)
Nem mesmo a quase destruição total do Egito após uma chuva de granizo e fogo foi capaz de fazer Ramsés mudar de ideia e liberar os hebreus para adorarem seu Deus. A oitava praga foi tão grave que devastou boa parte dos campos e até matou Yunet. Mesmo após dar sua palavra que Moisés e seu povo poderiam seguir livres rumo ao caminho proibido, e assim conseguir o fim da praga, o soberano resolveu voltar atrás após ouvir conselhos de Nefertari.
A Record, após fazer mistério para divulgar o resumo de Os Dez Mandamentos, divulgou na noite da última quarta-feira (14) detalhes sobre os próximos capítulos da saga que acompanha Moisés. Confira abaixo os principais acontecimentos.
Resumo 15/10/2015 - Quinta-feira:
Ramsés propõe que apenas os homens sigam para prestar culto no deserto. Moisés não concorda com a ideia e Arão diz que essa não é a vontade de Deus. Furioso, o faraó expulsa os irmãos do palácio e avisa que não tem acordo. Deus pede que Moisés dê início a nova praga. O libertador estende o cajado sobre a parte egípcia e um forte vento começa a assoprar. Chibale conta para Gahiji que algo estranho começou a acontecer na cidade. Pepy se assusta com a ventania e é protegido por Karoma. Ramsés sente a força do vento e teme o que está por vir. Nefertari ordena que Gahiji proteja todos os alimentos que tiverem na cozinha contra os gafanhotos.
Em reunião com os homens da vila, Moisés e Arão contam que apesar da resistência de Ramsés, todos devem manter a fé. Leila teme que Uri sofra com a nova praga e é consolada por Deborah. Moisés confessa para Arão que a descrença de Corá, Datã e Abirão o irrita mais que a teimosia de Ramsés. A sós no santuário, o rei ora para que os deuses protejam os campos do Egito.
Ainda nesta quinta-feira (15) em Os Dez Mandamentos, Moisés pede que Deus lhe dê forças para encarar as consequências que virão com a nova praga. De repente uma nuvem de gafanhotos invade a ala egípcia e os insetos começam a devorar tudo. Ramsés vai até a varanda saber o que acontece e fica assustado com o que vê. Os insetos invadem o palácio e Ramsés tenta proteger Nefertari e Amenhotep com o próprio corpo. Pânico toma conta dos egípcios. Ramsés implora aos deuses que os gafanhotos deixem o Egito. Ramsés resolve ir até a vila dos hebreus e deixa todos tensos com a visita. O faraó se dá conta que os gafanhotos não atacaram os hebreus. O faraó pede então que encontrem Moisés. Ikeni bate na porta de Moisés e surpreende quando diz que o rei está do lado de fora. Ramsés diz a Moisés que dessa vez ele foi longe demais e todos ficam tensos.
Resumo 16/10/2015 - Sexta-feira
A tensão toma conta da vila dos hebreus com a comitiva do faraó. Moisés diz a Ramsés que avisou que uma nova praga aconteceria caso ele não cedesse. Atônito, o faraó diz que essa é a segunda vez em toda a sua vida que ele coloca os pés na vila dos hebreus. Emocionado, Ramsés diz que a primeira vez que esteve na vila foi para levar Moisés de volta ao palácio e diz que gostaria de mais uma vez leva-lo com ele.
Moisés diz que não é possível. Um sorri para o outro e todos trocam olhares de surpresa e alívio. O faraó pede perdão a Moisés e diz que pecou contra o Deus dos hebreus e surpreende o libertador pedindo para que ele ore e o livre da morte. Moisés então pede a Deus para que mande a praga para longe do Egito e cesse todo o mal. Uma forte ventania leva os gafanhotos embora para alívio de todos. Nefertari e Amenhotep ficam chocados ao descobrir que Ramsés foi até a vila dos hebreus.
Gahiji se desespera ao ver que todos os alimentos do palácio foram devorados pelos gafanhotos e diz que não tem nada para servir aos soberanos. Karoma conta a Nefertari que os insetos comeram tudo e a rainha se dá conta da gravidade. Bezalel decide apressar o casamento com Deborah e todos se propõe a ajudar nos preparativos. Nefertari fica chocada ao ver a destruição do jardim após a passagem dos gafanhotos. Corá avisa Apuki que o faraó esteve na vila dos hebreus.
Os Dez Mandamentos mostrará ainda na próxima sexta-feira (16) Ikeni ficando chateado com a reação do rei em não libertar os escravos e sendo amparado por Karoma. Nefertari vai até a cozinha e fica tomada de raiva ao ver que nada sobrou. Leila e Abigail decidem retribuir a ajuda que sempre recebeu de Gahiji e mandar mantimentos para eles. Moisés conta para Calebe, Joquebede, Miriã e Oséias que alguns egípcios têm se mostrado interessados em partir com os hebreus para Canaã. Nervosa com as atitudes do pai, Ana diz a Apuki que irá partir do Egito com os hebreus deixando o pai raivoso. Meketre proíbe Tais de procurar ajuda na vila dos hebreus. Datã, Abirão e Bina riem da desgraça dos egípcios e deixa Safira horrorizada com a atitude deles. Moisés diz a Arão que sente muita falta de Zípora e dos filhos.
Nefertari diz para Ramsés não desanimar. O faraó fala que mandou buscar comida em reinos vizinhos mas não sabe como irão sobreviver até que os mantimentos cheguem. As mulheres da vila preparam pães para entregar aos egípcios. Ana e Judite recebem ajuda de Joquebede. Elas pedem permissão para levar um pouco de pão para os filhos de Meketre e Joquebede assente generosamente. Oseias, Calebe, Hur e Zelofeade terminam de preparar a hupá para o casamento. Judite e Ana levam pães para Meketre, mas não são bem recebidas pelo egípcio. Ele resolve aceitar a comida e fica tocado com a generosidade das duas. Leila, Inês e Deborah levam pães para o palácio e pedem para Ikeni mandar um recado a Uri. Gahiji e Chibale separam os pães para serem distribuídos quando Nefertari entra na cozinha, sem saber que os pães foram entregues pelos hebreus. Gahiji conta então a verdade para a rainha e a deixa furiosa.
Abertura do mar vermelho e temida nona praga
Ramsés, claro, não voltará atrás com suas palavras e Moisés com seu povo permanecerá sob o seu domínio. Mas uma nova "praga" vai assombrar o reinado do faraó. A praga da escuridão, quando o dia vai virar noite e a noite vai virar dia, está prevista para ser iniciada no dia 19 de outubro, na próxima segunda-feira.
Após esticar o máximo possível, a Record finalmente divulgou a data que o mar vermelho será aberto para os hebreus passarem rumo à terra prometida, de acordo com Leo Dias, do jornal O Dia, a cena tão esperada que deve render recorde de audiência para a emissora será transmitida dia 27 de outubro.