Os Dez Mandamentos: A morte dos primogênitos será exibida nessa sexta
Amenhotep morre e Ramsés liberta os hebreus
Resumo da novela Os Dez Mandamentos - 23/10/2015 - sexta-feira
Prepare seu coração! Hoje, 23 de outubro, irão ao ar em “Os Dez Mandamentos” às cenas que mostrarão a última e mais implacável praga enviada por Deus para castigar o Egito. Seguindo os conselhos de Moisés (Guilherme Winter), o povo Hebreu se prepara para evitar o pior, infelizmente não acontecerá o mesmo entre os egípcios. O libertador tentou, mas não conseguiu convencer Ramsés a abandonar o orgulho e libertar os escravos.
Após receber todas as instruções de Deus, Moisés começa a instruir seu povo para que possam passar ilesos pela décima praga. Todos deverão sacrificar um cordeiro e usar o sangue para pintar a fachada de suas casas, assim pouparão seus primogênitos da morte. Enquanto isso, no palácio do faraó, Nefertari (Camila Rodrigues) pede para que Amenhotep (José Victor Pires) a abrace, sem deixar transparecer sua preocupação em relação ao futuro incerto do filho.
Paser (Giuseppe Oristânio) aconselha o Faraó a reconsiderar, mas é distratado pelo genro. A rainha se decepciona ao saber que o marido não quis ouvir o Sumo Sacerdote. Enquanto o rei faz planos para uma guerra conta o Deus hebreu e seu povo, o medo começa a se alojar no coração dos habitantes do palácio. Uma forte aflição toma conta do coração de Nefertari, em seu íntimo algo lhe diz que em breve passará por grande dor e sofrimento.
Ramsés conversa com a esposa sobre Moisés e ambos acabam discutindo. “Ele quer usar o nosso filho para plantar a discórdia entre nós”, acusa. A desavença entre os soberanos do Egito dura pouco, logo a rainha pede para que o marido descanse e olhe oferece uma taça de vinho, mas antes de lhe entregar a bebida adiciona um líquido estranho e o Faraó adormece. Após se certificar que o Hórus vivo realmente pegou no sono, ela o deixa no quarto e vai ao encontro de Paser, Ikeni e Karoma.
Por fim, chega o temido momento. A grande calamidade enviada por Deus se aproxima. À meia noite o Anjo do Senhor desce a terra do Egito e ceifa a vida dos primogênitos, do herdeiro do trono ao filho da mais humilde serva e animais. Ao ver Amenhotep morto pela décima praga, Ramsés e a rainha de desesperam. A partir dessa praga, o Rei manda chamar Moisés e Arão (Petrônio Gontijo) para finalmente libertar os escravos.