Novela Os Dez Mandamentos: Tudo sobre a travessia do Mar Vermelho

Capítulo que mostrará uma das partes mais importantes da saga de Moisés será exibido no inicio de novembro

Novela Os Dez Mandamentos: Tudo sobre a travessia do Mar Vermelho
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

A novela bíblica “Os Dez Mandamentos” exibida pela rede Record caiu nas graças do público e se transformou em um grande sucesso da televisão brasileira, isso é um fato! A trama que conta a história Moisés, profeta escolhido por Deus, que liderou os hebreus em uma grande odisseia em busca da terra prometida de Canaã, está exibindo seus momentos derradeiros e de maior apelo emocional. As dez pragas do Egito, sem dúvidas, causaram grande impacto nos telespectadores, que vem acompanhando capítulo após capítulo os flagelos vividos pelos egípcios por conta da teimosia de Ramsés (Sérgio Marone). Mas nada disso chega aos pés do que ainda está por vir. As tão aguardadas cenas da fuga do povo hebreu e principalmente a abertura do mar vermelho. A ansiedade e curiosidade em torno desse momento épico é tão grande que o programa “Domingo Espetacular” irá exibir nesse domingo (01), uma matéria sobre este que é um dos maiores milagres relatados na bíblia.

Seguindo o embalo, preparamos um artigo na mesma linha de raciocínio para esclarecer ao leitor um pouco mais sobre o milagre que desafia a ciência, a abertura do Mar Vermelho. É possível que algo assim tenha realmente acontecido? Como a nossa ciência explica essa surpreendente passagem bíblica?

De terremotos a tsunamis, ou somente a vontade de Deus. Muitas são as hipóteses que tentam explicar o ocorrido narrado em “Êxodo 14”. Existem muitos incrédulos que duvidam da veracidade de tal acontecimento, acham impossível algo do gênero ter ocorrido. Muitos historiadores sustentam a tese de que essa passagem bíblica nunca tenha ocorrido, tendo em vista a falta de fundamentos históricos, mas há cientistas que acreditam e tentam buscar explicações lógicas para o episódio. Alguns afirmam que os hebreus poderiam ter atravessado por uma parte rasa do golfo de Suez, exposta pela maré baixa por algumas horas, tempo mais que suficiente para chegar do outro lado, já os egípcios teriam sido pegos pela maré alta e se afogado. Outra teoria é que a fuga teria ocorrido mais ao sul do golfo de Suez, e os egípcios teriam afundado em águas pantanosas com seus pesados veículos de guerra. Nada disso foi comprovado em séculos. Muitos pesquisadores tentaram derrubar ou explicar o milagre da abertura do mar, mas poucos frutos vingaram.  

De fato, muitas são as teorias existentes relacionadas a esse tema, mas há uma publicada pela revista científica “PLoS One” que ganhou força e foi aceita por uma grande massa. Um trabalho científico feito pelos pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas Dos Estados Unidos em parceria com a Universidade do Colorado mostrou que o movimento do vento descrito na Bíblia pode, de fato, ter afastado as águas do Mar Vermelho permitindo a passagem de Moisés e os hebreus durante sua fuga do Egito. Tudo isso sem quebrar nenhuma lei da Física.

Em um computador, os cientistas simularam fortes ventos vindos da direção leste, que tendo soprado durante toda a madrugada, poderiam ter provocado a divisão das águas em uma região onde um antigo afluente do rio Nilo teria se fundido com uma lagoa costeira do Mar Mediterrâneo, assim gerando uma passagem grande o suficiente para o povo. Segundo Carls Drews, chefe da pesquisa, as simulações combinam com que o que acontece na história do Êxodo.

“O vento empurra a água de acordo com as leis da Física, criando uma passagem segura com água dos dois lados, e então permite a volta da água abruptamente”. A pesquisa foi baseada na reconstituição das localidades mais prováveis há mais de 3.000 anos e busca provar que a divisão das águas pode ter ocorrido, mas alguns deles ainda dividam que os hebreus conseguissem fazer a travessia pela passagem de forma segura com ventos de até 107 km/h, soprando contra.

Com ou sem ciência, ainda há o lado religioso de tudo isso. Para Deus tudo é possível, dizem os fieis. E é essa lado mais fervoroso que será adotado na trama de “Os Dez Mandamentos”. As sequencias já estão gravadas desde maio deste ano e tiveram uma pós-produção digna de Hollywood. O diretor Alexandre Avancini em parceria com o produtor americano Sam Nicholson finalizaram as cenas e prometem impressionar os telespectadores. Não é para menos que a expectativa entre o público que acompanha a novela esta tão alta.

As cenas devem ir ao ar no início de novembro. Ainda essa semana será exibida a última praga, a morte dos primogênitos, encerrando o ciclo de castigos impostos aos egípcios. Após a morte do herdeiro do trono, Faraó libertará os escravos hebreus permitindo sua partida junto a Moisés. Mas como a alegra de pobre dura pouco, Ramsés se arrependerá e voltará atrás com sua palavra, assim dará início à perseguição até às margens do Mar Vermelho.

Fiquem atentos e não percam os próximos capítulos de “Os Dez Mandamentos”. Como diz o reclame que vem passando nos horários comerciais da Record: “Prepare-se! Você ainda não viu tudo”.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: