BAFTA 2021 segue os passos do Oscar e é adiado para abril
O BAFTA Film Awards 2021 anunciou na última segunda-feira (15) que o evento oficial de premiação anteriormente programado para 14 de fevereiro foi adiado para o dia 25 de abril, seguindo os passos do Oscar, que também confirmou a mudança no cronograma devido à pandemia da Covid-19 e as consequentes desestruturações e empecilhos causados pelas medidas de distanciamento social e quarentena.
“Essa mudança em relação à data anunciada anteriormente em 14 de fevereiro reconhece o impacto da pandemia global e acomoda um período prolongado de elegibilidade. Mais detalhes sobre a cerimônia serão anunciados no final do ano”, afirmou o BAFTA em comunicado.
A organização acrescentou: “A data do 2022 Film Awards, anunciada no ano passado em 13 de fevereiro, está atualmente sob consideração como parte da Review Awards (criada após as nomeações para o filme deste ano), e quaisquer alterações serão publicadas assim que a Review for publicada, juntamente com outras descobertas e recomendações.”
Esta é a segunda vez em uma semana que o BAFTA Awards faz um anúncio logo após as alterações executadas pelo Oscar. A Academia anunciou na semana passada que se comprometeria com 10 indicados a Melhor Filme a partir do 94º Oscar, onde também começaria a implementar "padrões de representação e inclusão para elegibilidade ao Oscar". O BAFTA seguiu esse anúncio dizendo que se uniu à Academia na adoção de "padrões de representação e inclusão".
Em 2018, o BAFTA se tornou a primeira organização de premiação de filmes a introduzir critérios de diversidade. O grupo usou os Padrões de Diversidade do British Film Institute (BFI) como requisito de elegibilidade para as categorias de melhor filme britânico e melhor estreia de argumentista, realizador ou produtor britânico em 2018, além de garantir o reforço dos requisitos em um trabalho que irá se esticar para outras coberturas, como o "BAFTA Games and Television Awards".