Ghost of Tsushima: Dicas, Gameplay e Análise do lançamento para PS4
Ghost of Tsushima é o último grande lançamento exclusivo para PS4, e já chegou rodeado de ótimas críticas nesta sexta-feira (17), data do lançamento oficial. O jogo da Sucker Punch se passa na Ilha Tsushima durante a primeira invasão dos mongóis no Japão, em 1274; a ilha fica entre a Coréia e o Japão, e é o último trampolim para os mongóis chegarem ao continente.
O foco das missões, especialmente os contos míticos (histórias secundárias, essencialmente) está centrado nos personagens, com Jin reunindo uma pequena quantidade de aliados em sua jornada para livrar a ilha dos mongóis, como o mestre de arco, Sensei Ishikawa, o comerciante Kenji, e a mãe, Masako, que possui um arco emocional genuíno, passando por praticamente todos os estágios do luto. Em Ghost of Tsushima, a riqueza de detalhes praticamente obriga o jogador a procurar novas informações e investir o tempo no gameplay, explorando o mapa e garantindo novas habilidades com cada missão secundária e novas descobertas.
Desde o anúncio do jogo, tem sido difícil não desviar o olhar de um estúdio ocidental usando um ponto muito específico da história japonesa como cenário principal. A Ubisoft já faz isso com Assassin's Creed há bastante tempo, mas contorna o problema com o aviso no início de cada um desses jogos (“este trabalho de ficção foi projetado, desenvolvido e produzido por uma equipe multicultural de várias religiões e crenças”) e assumindo personagens que fazem parte tanto do mito quanto da história.
É compreensível que a Sucker Punch claramente não queira ofender por distorcer imagens de figuras históricas da vida real. Tem que haver algum respeito pela cultura que eles estão debatendo e compreensão do peso de trazer esse determinado período da história à tona na trama principal do jogo. Segundo críticos japoneses, Ghost of Tsushima realmente faz um bom trabalho - especialmente em comparação com as representações mais exóticas do país em outras mídias ocidentais.
No início do jogo, as principais dicas para iniciantes consistem em: ter paciência para aprender as habilidades, interagir com outros personagens, aprender a vantagem de cada uma das armaduras disponíveis em "Outfits" e explorar o mapa o máximo que puder, pois cada ação, seja primária ou secundária, desencadeará ganhos valiosos no decorrer da jogatina.