Recurso 'Reels' do Instagram chega aos EUA após testes no Brasil; Como usar
O recurso "Reels", do Instagram, já está disponível no Brasil desde o final de 2019 com o nome "Cenas", mas só nesta quarta-feira (5) foi disponibilizado para os Estados Unidos e mais de 50 países, incluindo Índia, França, Alemanha, Japão, Austrália e Reino Unido.
A nova ferramenta permite aos usuários gravar, editar, compartilhar e descobrir vídeos de até 15 segundos, incluindo milhões de músicas licenciadas por empresas do ramo. Para a diretora de gerenciamento de produtos do Instagram, Tessa Lyons, o "Reels" será "uma grande parte do futuro do entretenimento" na plataforma, pois "as pessoas sempre vêm ao Instagram para se expressar e se divertir".
O recurso, entretanto, não é muito original, pois se assemelha muito com a proposta do TikTok. Na semana passada, o CEO da companhia chinesa, Kevin Mayer, escreveu um post em seu blog atacando o novo lançamento. "O Facebook está lançando outro produto imitador, o Reels (vinculado ao Instagram), depois que o outro imitador Lasso falhou rapidamente”, disparou Mayer, relembrando o fracasso da aposta lançada pelo Facebook em 2018.
A Microsoft planeja fechar um acordo com a "empresa mãe" do TikTok, a ByteDance, com o prazo máximo até 15 de setembro, conforme ditado pelo presidente Donald Trump em conversa direta com o CEO da transnacional americana, Satya Nadella. A situação mantém o futuro do App chinês incerto em território norte-americano, e facilita o cenário para o Instagram com o lançamento oficial do "Reels", responsável por complementar os demais recursos disponíveis na plataforma: os Stories (cópia do Snapchat para divulgação de conteúdos instantâneos), Live, e IGTV (para conteúdo de formato mais longo).
Existem "dezenas de milhões" de músicas disponíveis no Instagram Reels, disse Lyons. Esses são os mesmos acordos de licenciamento que o Facebook assinou com empresas como Universal Music Group, Warner Music Group e Sony Music para incorporar vídeos de sincronização labial no News Feed e no Facebook Stories. Os usuários do Instagram podem optar por compartilhar seus vídeos do Reels apenas com amigos e seguidores - ou, por padrão, eles estarão disponíveis publicamente em uma nova área na seção "Explorar" do aplicativo.
Para usar o "Reels", não tem segredo. Basta abrir a câmera na função "Stories" e selecionar o recurso na região inferior da tela. No canto esquerdo superior, são exibidas quatro opções ("Audio", "Speed", "Effects" e "Timer"), que permitem ao usuário montar seu vídeo do jeito que quiser, com várias opções de áudio disponíveis, além da possibilidade de acelerar o vídeo, ou colocá-lo em câmera lenta. Na aba "Effects", são listados vários efeitos que podem ser aplicados diretamente na imagem, e em "Timer", é inserido na tela um temporizador responsável por auxiliar na montagem e nas gravações dos takes, para que tudo se encaixe perfeitamente no resultado final.