Eleições nos EUA: Joe Biden e Kamala Harris serão nomeados oficialmente como candidatos

Biden e Kamala tiveram a primeira aparição pública como companheiros de chapa no último dia 12
Biden e Kamala tiveram a primeira aparição pública como companheiros de chapa no último dia 12
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

Após meses de um corrida eleitoral intensa, desavenças, vitórias encima de seus adversários democratas, viagens para fortalecer sua candidatura e a escolha de uma vice favorita ao cargo, Joe Biden será finalmente nomeado oficialmente como candidato à presidência dos EUA na convenção do Partido Democrata.

Biden, ao convidar Kamala Harris para compor a chapa, mostrou um alinhamento claro aos direitos das mulheres, LGBTQIA+ e favorável a população negra norte-americana. Ou seja, totalmente anti-Trump e seus ideias conservacionistas. A formação da chapa veio após a derrota de Harris por Biden nas primárias do Partido Democrata de 2020 e já era esperada após uma fala do candidato no mês de março que disse que convidaria uma mulher para ser sua vice. 

O consagrado vice de Barack Obama ganhou o apoio do eleitorado do primeiro presidente negro dos Estados Unidos e impulsionou ainda mais a sua candidatura após a atuação de anos no Senado americano e excelente conhecimento em política externa e na tradição do Partido Democrata. Quebrando ainda mais o ideal de Trump, com Kamala Harris na vice-presidência, mulher e negra, a chapa se fortalece, mas Harris não deverá fazer um aporte tão à esquerda ao centrista Biden, já que a ex-promotora foi a "top cop" da lei anti-crime que foi responsável pelo encarceramento em massa da população negra no país.

Trump não deve ser o único a sofrer nas mãos da dupla. Quem sentirá fortemente a oposição de ideias será o presidente brasileiro Jair Bolsonaro, já que ambos os candidatos tecem duras críticas à ele, abertamente contrários ao governo brasileiro atual, o que deve dificultar bastante uma política de boa vizinhança, a despeito da "amizade" tão declarada entre os Bolsonaro e os Trump.

A convenção Democrata ocorrerá nesta semana e terá apresentações de cantores pop como Billie Eilish e John Legend, prometendo ser em apenas três dias "uma convenção em toda a América". As apresentações devem ser virtuais enquanto o encontro de autoridades ocorrerá no Wisconsin Center. A transmissão ao vivo oficial da Convenção Nacional Democrata acontecerá nos dias 17, 18, 19 e 20 de agosto no DemConvention.com a partir das 22h (horário de Brasília). 

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: