Madeleine e José Leôncio disputam a guarda do filho em Pantanal
A saudade de Madeleine pelo Rio de Janeiro irá fazê-la fugir da fazenda
O relacionamento entre Madeleine (Bruna Linzmeyer) e José Leôncio (Renato Góes) iniciou de maneira intensa mesmo com todos os sinais dizendo o contrário, como o fato de serem de realidades completamente diferentes, porém resistiram às diferenças e conseguiram até mesmo se casar e se mudar para o Pantanal. No entanto, a felicidade não irá durar muito quando o casal se separa e inicia-se uma briga pela guarda de seu filho.
Após o nascimento do filho, Madeleine fortalece ainda mais a sua saudade do Rio de Janeiro e a vontade de retornar para sua casa e seus pais, chegando ao ponto de fugir da fazenda para pegar um vôo de volta. Sua fuga será surpreendida por Filó (Letícia Salles) que a alerta do erro que pode estar cometendo e da mágoa que causará em seu marido ao fazer isso, mas parte mesmo assim.
Claro que o fazendeiro descobre e fica chocado com o acontecimento e decide ir atrás de sua esposa no Rio de Janeiro, e ao encontrá-la, exige que lhe devolva a criança, o que consegue. Logo em seguida, Madeleine é apoiada pelos pais e presta queixa contra o marido, que se vê obrigado a devolver o filho, mas promete que nunca deixará de pagar as despesas do filho.
Esse acontecimento faz crescer uma amargura dentro de Leôncio que passa a se fechar cada vez mais, o que não é de se espantar ao vermos o quanto ele ama o próprio filho e após receber um choque desse, é normal que esse tipo de sentimento negativo o domine. A trama da primeira fase de “Pantanal” é bastante focada em dramas familiares, mas trabalhada de forma brilhante, que nos permite apreciar todos os detalhes.