Irandhir Santos ressurge em Pantanal como José Lucas de Nada
Após interpretar Joventino, Irandhir Santos será filho de Zé Leôncio na segunda fase da novela
Irandhir Santos brilhou na primeira fase de Pantanal como Joventino, o pai de José Leôncio (Renato Góes / Marcos Palmeira) que desapareceu na mata e nunca mais voltou para a fazenda. Após uma passagem de tempo de aproximadamente 20 anos, a segunda fase da novela apresenta personagens novos, incluindo José Lucas de Nada, também interpretado por Irandhir.
José Lucas é o filho primogênito de José Leôncio, apresentando-se à trama para buscar reconhecimento do pai, que fica cada vez mais dominado pelo rancor após tantos anos de acontecimentos desgastantes que também incluem a partida de Madeleine (Bruna Linzmeyer / Karine Teles) e Jove (Jesuíta Barbosa) para o Rio de Janeiro.
Com a volta de Jove para a região pantaneira, a chegada de José Lucas de Nada e os segredos por trás da paternidade de Tadeu (José Loreto), Leôncio questionará as próprias atitudes e tentará encontrar um ponto de equilíbrio para lidar com tantos problemas pessoais, afinal ele também precisa resolver assuntos da fazenda, viajando constantemente para a cidade e interagindo diretamente com compradores de seu extenso gado.
Na versão original escrita por Benedito Ruy Barbosa e exibida em 1990, José Lucas de Nada ganha o reconhecimento do pai e passa a morar na fazenda, além de se envolver com Irma (Camila Morgado), gerando alguns embates familiares intensos que já eram vistos desde a primeira fase, quando a irmã de Madeleine a irritava constantemente por causa das investidas em Leôncio.