Zaquieu ganha homenagem ao retornar para o Pantanal
Zaquieu se emociona ao perceber a boa intenção de José Leôncio na fazenda
Após deixar a fazenda de forma humilhante, Zaquieu (Silvero Pereira) toma a difícil decisão de retornar para o Pantanal nos próximos capítulos da novela das nove, recebendo o carinho de José Leôncio como pedido de desculpa pelo preconceito dos peões e o consequente sofrimento do ex-mordomo.
José Leôncio prepara uma roda de viola para homenagear Zaquieu, que fica emocionado ao perceber a disposição do fazendeiro em conviver amigavelmente e se livrar de uma vez por todas do preconceito em seu próprio lar, a exemplo de quando ele falou para Tadeu (José Loreto) que não teria pena de expulsa-lo de casa se ele voltasse a demonstrar atos homofóbicos.
A partir daí, Zaquieu volta a adquirir o desejo de se tornar uma peça útil na engrenagem da fazenda, começando por novas tentativas de se juntar a Filó (Dira Paes) nas tarefas domésticas, até que ele decide seguir um conselho de Eugênio (Almir Sater) e apostar de vez na carreira como peão.
Inteiramente dedicado, Zaquieu surpreende os peões que o chamaram de "esquisitinho" anteriormente e mostra que pode ser tão bom ou até melhor que os trogloditas mal-educados que só faltaram agredi-lo por ele gostar de homens. De ex-mordomo a peão, Zaquieu encontrará a felicidade em meio ao conturbado mundo na fazenda e ainda vai se apaixonar por Alcides (Juliano Cazarré), o funcionário de Tenório (Murilo Benício) que simplesmente jura Jove (Jesuíta Barbosa) e José Leôncio de morte nos próximos capítulos.