Juma faz o Velho do Rio perder a paciência e a força em Pantanal
Nem o Velho do Rio consegue impedir o jogo de reviravoltas praticado por Juma na novela das nove
O Velho do Rio (Osmar Prado) já tentou praticamente todos os artifícios possíveis para manter intacta a união entre Juma (Alanis Guillen) e Jove (Jesuíta Barbosa), mas a entidade mística vai perder completamente a paciência após mais uma rodada de reviravoltas causada pela inconstância da herdeira Marruá em Pantanal. Irritado e sem forças, o Velho do Rio vai alcançar seu estado mais estressado até hoje na novela e chegará ao limite com a infantilidade da menina-onça.
Da noite para o dia, Juma desiste do casamento com Jove, foge para a tapera e ganha a companhia da última pessoa que seu marido poderia esperar: José Lucas (Irandhir Santos). O ex-caminhoneiro não é bobo e parte imediatamente para o lar da mulher que arrepia todos os cabelos de seu corpo apenas com o olhar e fica surpreso ao perceber que ela deseja ficar ao lado do irmão mais velho de Jove.
A partir daí, o Velho do Rio demonstra constantemente sua decepção e tenta agir com rapidez para expulsar José Lucas da tapera e reativar o romance entre Jove e Juma, pois, só assim, o equilíbrio será encontrado na região pantaneira. Vale ressaltar que há um motivo além do parentesco com José Leôncio (Marcos Palmeira) para a entidade apoiar tanto a união estável entre o filho do fazendeiro e a filha de Maria Marruá.
A lógica por trás da decisão do Velho do Rio gira em torno das necessidades urgentes no Pantanal, que fica gradativamente ameaçado com as ações degradantes do ser humano e precisa da união entre as forças da natureza e as boas intenções de Jove para impedir uma catástrofe.