Meta Quest 2: Aumento de preço torna VR uma realidade distante
Produtos que utilizam essa tecnologia estão cada vez mais caros no mercado.
Recentemente foi anunciado pela Meta um acréscimo substancial de 100 dólares em seu produto de realidade virtual, o Meta Quest 2. O motivo relatado em seu blog foi o encarecimento de matéria-prima, além de um investimento para o avanço da indústria a longo prazo. Os preços serão alterados a partir do dia 1 de agosto.
Os aumentos são válidos para as duas versões do óculos imersivo. O Meta Quest 2 de 128 GB sai do preço de 300 dólares para 400, enquanto o de 256 GB sai de 400 para 500. Conforme o texto publicado, os aumentos consideram o fato da empresa ter investido bilhões de dólares neste setor desde o início da tecnologia. O consumidor que comprar os óculos até o final do ano, levará uma cópia gratuita de Beat Saber.
A realidade virtual já se encontra presente no cotidiano de algumas pessoas, de jogos até reuniões, o VR já é uma afirmação entre os usuários. A meta afirmou que foram gastos mais de 1 bilhão de dólares em compras para os aplicativos meta quest, ajudando a alimentar os negócios e possibilitando uma maior criatividade dos desenvolvedores.
Acompanhe o texto através do tweet abaixo:
In order to continue investing in moving the VR industry forward for the long term, we are adjusting the price of Meta Quest 2 headsets to $399.99 (128GB) and $499.99 (256GB) starting on 8/1/22.
— Meta Quest (@MetaQuestVR) July 26, 2022
Sobre o encarecimento dos produtos, devemos analisar um ponto crucial: os constantes aumentos nos insumos básicos para a fabricação de eletrônicos. No ano passado, por exemplo, foi constatado um aumento de 5000% nestes componentes, encarecendo a compra e repassando o acréscimo para os consumidores.
Outro fator que contribui para a crescente dos preços deste tipo de produto é a crise dos semicondutores, ocorrida durante o ponto mais crítico da pandemia. Os itens são a base dos eletrônicos, o que acabou gerando uma desestabilização no mercado.
Além destes agravantes, soma-se o encarecimento do frete que contribuiu para o aumento expressivo no preço de equipamentos. Em 2020, por exemplo, o frete marítimo teve uma alta de 500%, e em 2022 houve um aumento de 470% até agora. As principais causas são a grande inflação gerada pela pandemia e o encarecimento entre as cadeias de fornecimento de produtos (supply chain).
A realidade virtual ainda está longe de ser acessível para todos, pois os preços praticados pelas empresas que vendem este tipo de tecnologia ainda são incrivelmente altos para o padrão popular.