Spotify mudou? Empresa retoma botões de play e shuffle no aplicativo

Após pressão exercida pelos usuários, aplicativo terá botões de play e aleatório separados.

Spotify traz de volta botão separado para reprodução aleatória de músicas. Fonte: Reprodução/Spotify
Spotify traz de volta botão separado para reprodução aleatória de músicas. Fonte: Reprodução/Spotify
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

O Spotify é um dos aplicativos de música mais utilizados do mundo, unindo álbuns e podcasts em uma mesma plataforma. A empresa anunciou hoje (2) que retomou os botões play e shuffle em seu aplicativo. A medida vale somente para membros premium do programa.

A novidade será somente para o aplicativo de celular, pois o de computador já permitia uma separação entre tocar as músicas em ordem ou embaralhá-las. O novo modelo que é teoricamente simples foi, na verdade, uma cobrança realizada por vários usuários e artistas que utilizam a plataforma.

Em novembro do ano passado a cantora Adele até agradeceu ao Spotify por retirar o botão shuffle do aplicativo, o que acabou gerando uma grande discussão, pois alguns eram a favor de ouvir o álbum da forma como ele foi gravado, enquanto outros afirmam ser um controle da empresa sobre o que se escuta, retirando a possibilidade de escutar músicas de maneira aleatória.

A volta da funcionalidade foi um pedido dos usuários. Reprodução/Spotify
A volta da funcionalidade foi um pedido dos usuários. Reprodução/Spotify
A volta da funcionalidade foi um pedido dos usuários. Reprodução/Spotify

Agora o usuário não precisa mais tocar a música para depois colocar em modo aleatório, um botão ao lado do play indicará que as músicas serão tocadas ao acaso. Segundo a empresa, a mudança irá permitir que o usuário escolha o modo ao qual prefere escutar música, seja com o inesperado ou em ordem.

A mudança do app, no entanto, trouxe mais uma questão à tona: os consumidores estariam pagando a versão premium do programa somente para isto? As pessoas que utilizam o modo grátis do aplicativo imploravam por esta mudança durante muito tempo, e no momento em que ela ocorre, vem somente para os usuários que pagam.

A inserção dos botões será efetuada primeiramente nos aparelhos iOS e logo após será implementada nos aparelhos android.

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: