José Leôncio apoia Maria Bruaca contra Tenório em Pantanal
Após enfrentar o período mais humilhante de sua vida, Maria Bruaca ressurge na fazenda para buscar vingança
A humilhação solitária se tornou o último recurso para Maria Bruaca (Isabel Teixeira), que passa a ser chamada de "Chalaneira" devido ao período em que se instala com a pouca bagagem na chalana de Eugênio (Almir Sater), mas os próximos capítulos de Pantanal vão inserir novas possibilidades à trama, com Alcides (Julianao Cazarré) convencendo a amante a retornar para a fazenda e José Leôncio (Marcos Palmeira) apoiando a vingança contra Tenório (Murilo Benício).
O "Rei do Gado" ficará intrigado ao descobrir a situação de Maria Bruaca e tomará uma atitude para acorcundar Tenório em uma fase crucial da novela das nove. O grileiro simplesmente expulsou a primeira esposa de casa após quase ser assassinato à queima roupa e instalou sua segunda família na fazenda, criando um outro tipo de convivência ao lado de Zuleica (Aline Borges) e seus filhos que, apesar das ótimas ideias em torno do núcleo, não somam muita coisa à trama principal.
Maria Bruaca será recebida de braços abertos por José Leôncio e descobrirá que existe carinho neste mundo, obtendo total suporte de Filó (Dira Paes), a verdadeira responsável por convencer o fazendeiro a abrigar a mãe de Guta (Julia Dalavia). A partir daí, os planos serão esquematizados com cautela para que uma vingança efetiva seja obtida contra Tenório.
O problema, como muitos já têm noção, é o tempo. A vingança de Maria não acontecerá da noite para o dia, sobretudo porque os desejos de acabar com a vida de Tenório também estão incrustados nas mentes e corações de Muda (Bella Campos), Juma (Alanis Guillen) e Alcides, ambos sedentos por justiça.