Nem Bruaca, nem Chalaneira: Maria encontra o amor em Pantanal
Maria deixa de lado a vida passada com Tenório e embarca rumo a um novo destino na novela das nove
Décadas de uma vida medíocre transformaram o humor de Maria (Isabel Teixeira) em uma laranja amarga que parece ter sido cortada há vários dias e abandonada em cima da mesa. Humilhada constantemente por Tenório (Murilo Benício) em Pantanal, a mãe de Guta (Julia Dalavia) tentou se livrar do marido mas encerrou a missão sendo expulsa de casa e ganhando o título de Maria Chalaneira após se hospedar na embarcação de Eugênio (Almir Sater). Desta vez, o sorriso voltou ao rosto de Maria e permitiu a uma das personagens mais importantes da novela das nove o direito de sonhar novamente com a paz.
O romance com Alcides (Juliano Cazarré) foi determinante para reativar a paixão de Maria pelo lado bom da vida, mas a descoberta da traição fez com que Tenório agisse rapidamente contra a esposa, ameaçando tirar sua vida e disparando xingamentos cada vez mais traiçoeiros.
Caberá ao mais recente funcionário contratado por José Leôncio (Marcos Palmeira) convocar Maria para a fazenda, sob o argumento de que ela precisa se reestabelecer para buscar algum tipo de vingança efetiva contra Tenório, que se instalou com Zuleica e os filhos do segundo casamento na região pantaneira.
Após muita insistência do peão, Maria finalmente se muda de mala e cuia para a fazenda de José Leôncio e começa a perceber que há pessoas bem intencionadas ao seu redor, ao contrário do que sentia ao lado do marido. Até o final do folhetim, Maria abandonará completamente os apelidos que surgiram ao lado de seu verdadeiro nome e encontrará o caminho em direção ao amor.