Google cria campanha para que a Apple comece a usar o RCS
Empresa está fazendo campanha “Get The Message” para fazer a Apple aderir ao novo sistema de mensagens.
A gigante de pesquisa Google lançou uma nova campanha publicitária com foco na adoção do sistema RCS (Rich Communication Services) pela Apple. A tecnologia é um protocolo de comunicações entre telefones e pode extinguir o SMS e o MMS.
O Google criou o site “Get The Message” para apresentar argumentos do porquê a Apple deveria oferecer suporte a este padrão de mensagens. Foi criada também a hashtag “#GetTheMessage” para que os pedidos possam ser feitos diretamente a empresa.
O site afirma que a petição não tem a ver com a cor das bolhas, e sim com vídeos embaçados, bate-papos quebrados, falta de recibo de leitura e indicadores de digitação, nenhuma mensagem de texto entregue via Wi-Fi, entre outros.
A Apple converte todas as mensagens enviadas por dispositivos Android para SMS e MMS, tecnologias já desatualizadas feitas entre os anos 90 e 2000. O novo padrão adotado é o RCS e segundo o site, a companhia pode mudar para este modelo sem a necessidade de alterações bruscas em seus aparelhos.
Outro caso são os textos enviados por iPhones, que nem sempre podem ser entregues para usuários Android através de Wi-Fi, o que acaba dificultando a conversa. As conversas não possuem criptografia de ponta a ponta, significando menos proteção nas mensagens.
E por fim, mas não menos importante, foi abordada a questão do recibo de leitura (o famoso risquinho azul, no WhatsApp), no caso das mensagens de texto, a incompatibilidade de servidores não permite saber quando a pessoa leu, ou se está respondendo.
Reiterando que o site tem o propósito de fazer com que a Apple adote este tipo de comunicação, para que a experiência entre usuários de aparelhos com diferentes tipos de sistemas operacionais se torne a melhor possível.