Ex-Bruaca, Maria recupera autoestima graças a Filó em Pantanal
Maria abandona de vez o tenebroso apelido criado por Tenório e recupera sua força na novela
Todos os motivos do mundo poderiam transformar a vida de Maria (Isabel Teixeira) em uma obra descartável e passageira, mas ela conseguirá dar a volta por cima nos próximos capítulos de Pantanal, graças ao entusiasmo de Filó (Dira Paes) para convencer José Leôncio (Marcos Palmeira) a abrigar a mãe de Guta (Julia Dalavia) e dar uma chance à mulher que claramente está enfrentando um período turbulento.
Após pegar uma arma, mirar em Tenório (Murilo Benício), atirar para matar e errar miseravelmente o alvo, Maria foi expulsa de casa com um bolo de dinheiro na mão e nenhuma esperança de felicidade restante. Mesmo assim, ela encontrou na chalana de Eugênio (Almir Sater) uma nova razão para sorrir, dividindo sua felicidade por curtir levemente a liberdade e conhecendo novas pessoas, até que sua família retorna à visão, como uma miragem em lágrimas chamada Guta.
Desesperada para salvar a mãe de um desastre, a jovem responsável por deixar o coração de Tadeu (José Loreto) em ruínas faz o possível para trazê-la de volta, incentivando a mãe a buscar seus direitos na Justiça. Como já é de se esperar, a tentativa será em vão, afinal Maria não consegue mais nutrir esperanças de vencer Tenório em nenhuma ocasião, ainda mais depois de errar grotescamente o tiro que poderia colocar um ponto final na sua dor. Ou não.
De Bruaca, Maria se transformou em Chalaneira, mas não vai demorar muito para ela assumir apenas o seu nome original, encontrando o caminho em direção à felicidade, que só poderá ser alcançada após vários esforços para derrubar o império de mentiras e abusos cultivado por Tenório.