Por que Tenório é tão perigoso? Entenda o poder do vilão de Pantanal
Além da ambição perversa, o grileiro também possui conexões com pessoas importantes e desejos violentos
Mais sozinho do que nunca, Tenório (Murilo Benício) poderia facilmente ser enquadrado como um caso perdido na iminente guerra contra o time formado por José Leôncio (Marcos Palmeira), mas o grileiro guarda um número exorbitante de cartas na manga para surpreender seus rivais, tornando-se o personagem mais perigoso de toda a novela Pantanal.
O poder do vilão está centrado em suas grandes conexões influentes, fator determinante para que ele seja totalmente despreocupado com consequências severas aos seus atos. Ele já foi responsável por inúmeras negociações ilegais de terras e prejudicou famílias batalhadoras como se estivesse esmagando uma barata que caminha pelo seu quarto.
O sangue está invisível, mas Tenório está coberto do A+ ao O- depois de tantos anos concentrando-se na construção de seu império sujo. Entre seus negócios, Tenório se casou com Maria (Isabel Teixeira) apenas para tratá-la como lixo e ainda gerou a temperamental Guta (Julia Dalavia), antes de dar início a um casamento paralelo com Zuleica (Aline Borges) e criar mais três filhos com nítido desprezo.
Esta era a ponta do iceberg. Agora, Maria começa a revelar gradativamente a intimidade de Tenório, deixando bem claro que investir em uma luta na Justiça pode simbolizar uma derrota trágica. "O tenório tem juiz, desembargador, tudo na mão dele", disse a mãe de Guta em conversa recente com José Leôncio (Marcos Palmeira) e Filó (Dira Paes).
O casal está fazendo de tudo para apoiar a causa de Maria e incentivá-la a buscar seus direitos com o auxílio de um bom advogado, mas ela é enfática ao determinar os perigos de comprar uma guerra contra Tenório, pois o grileiro possui acessos muito fáceis a assassinos de aluguel, policiais e investigadores corruptos.
Mesmo sem ninguém para apoiar seus planos absurdos, Tenório se apoia nos contatos e no time oculto que pode contratar com um simples envelope cheio de dinheiro.