Apple anuncia novidades sobre a fabricação de seus produtos
Visando uma menor dependência do mercado chinês, Apple migra lentamente suas fábricas para a Índia e Vietnã.


A Apple anunciou que está em negociações para a produção de Apple Watches e MacBooks no Vietnã. De acordo com a empresa, os produtos serão produzidos em outro país para diminuir a dependência de suprimentos fabricados na China.
A instituição solicitou aos seus fornecedores uma linha teste de produção destes produtos no país. Os resultados foram positivos segundo o relatório da empresa, o que pode gerar um deslocamento em massa da produção para o país. A mudança ocorreu principalmente pelas medidas severas adotadas pela China para o combate ao coronavírus, assim como os bloqueios que afetaram os fornecedores de matéria-prima dos smartphones.
Um dos únicos problemas enfrentados será a produção dos MacBooks, pois mesmo com a modularização dos componentes (o que torna a produção mais rápida e fácil), há a necessidade de uma grande cadeia de fornecedores, algo que ainda não é possível no Vietnã, tornando-o um produto não competitivo em termos de custo.

A Índia também foi sondada anteriormente e no início deste ano começou a fabricar iPhones 13. Agora, a Apple planeja levar seus iPads, AirPods, Apple Watchs, HomePods além do novo iPhone 14 para serem fabricados no país.
As decisões foram tomadas a partir do parecer da Luxshare e da Foxconn de mudar suas produções de dispositivos para outros locais, diminuindo assim sua dependência da China. Outras empresas estão testando a mudança para o Vietnã e para a Índia, um dos principais motivos são as constantes tensões comerciais e bélicas ocorridas entre os EUA e o país.
A debandada de empresas para o Vietnã e Índia é uma vitória significativa para os países, já que ambos tentam melhorar suas condições para a fabricação de tecnologia. Os países que já eram utilizados como locais de produção tecnológica agora ganham robustez e renome com novos investidores.
Sobre o autor
