Conheça os termos mais utilizados em jogos MOBA
Gênero inclui títulos como League of Legends, Dota2, Heroes of the Storm, entre outros.
Por Samuel Zadoque
Se você não estava na terra durante estes últimos anos, perdeu o crescimento do estilo de jogo chamado MOBA. Segundo a Riot Games e a Valve, o número de jogadores tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Porém, ainda existem alguns conceitos e termos que muitos não conhecem, e nós listaremos alguns exemplos que podem ser aplicados em qualquer jogo desse estilo. Confira:
- MOBA: o termo deriva do inglês “Multiplayer Online Battle Arena” e representa um estilo de jogo onde cinco jogadores dividem-se em dois times, lutando em um mapa com o foco de destruir a base inimiga.
- AA: o termo é utilizado para se referir ao “Auto ataque” do personagem escolhido, que pode ser a longa ou a curta distância.
- Bait: é quando se cria uma armadilha para o time inimigo.
- Baitado: é o personagem que caiu nesta armadilha.
- Build: conjunto de itens colocados em um campeão, para cada personagem há um tipo diferente de build a ser feita.
- Banir: é o ato de retirar uma possível escolha do time inimigo, é realizado durante partidas ranqueadas e campeonatos.
- Buff: expressão utilizada para habilidades que tornam o campeão mais forte, seja com mais velocidade de ataque, movimento, cura, entre outros.
- Campeão/Champion: São os personagens que podem ser escolhidos para jogar a partida.
- Cooldown ou CD: é o tempo que demora para recarregar uma habilidade utilizada pelo campeão, elas variam de acordo com cada personagem.
- Composição: É o conjunto de campeões que selecionados representaram o time naquela partida, deve haver sempre uma sinergia entre eles para que o jogo ocorra bem.
- Creeps/Minions: são monstros criados pelo próprio jogo que devem ser abatidos pelo jogador, dando uma quantidade fixa de ouro ao personagem, que pode trocá-las por armas ou armaduras.
- Debuff: habilidades que causam efeitos negativos no personagem, como lentidão, redução no ataque ou velocidade de ataque, entre outros.
- Elos: o sistema de elos difere no LoL e no Dota2, enquanto o moba da Riot trabalha com ligas, o da valve trabalha com MMR (Matchmaking Rating). No LoL os elos são Ferro, Bronze, Prata, Ouro, Platina, Diamante, Meste e Grão Mestre, já no Dota o MMR varia em Arauto, Guardião, Cruzado, Arconte, Lenda, Ancestral e Divino.
- Engage: é o ato de iniciar a luta contra o adversário.
- Farm: é quando o jogador abate os creeps ou minions, já citados acima, para acumular ouro.
- Feed ou Feedar: é quando um jogador do seu time, ou do time inimigo, morre propositalmente para deixar o time inimigo mais forte.
- Gank: ocorre quando jogadores saem de suas rotas para ajudar o companheiro.
- GG: é geralmente mandado ao final da partida e significa Good Game, ou bom jogo em português.
- Lanes: são os locais onde cada jogador deve estar durante a partida, geralmente as lanes são conhecidas como Bot, Jungle, Mid e Top.
- Macro: é um conjunto de estratégias que envolvem o time inteiro, como rotação no mapa, captura de objetivo, destruição de torres, entre outros.
- Micro: conjunto de estratégias que focam o individual do jogador, como duelos, ganks, entre outos.
- Meta: modelo de jogo efetivo no momento, geralmente inclui os campeões mais usados em cada rota.
- Nerf: é utilizado especificamente para campeões, e ocorre quando eles recebem uma diminuição nos seus poderes.
- Ranqueada ou Ranked: Partidas que concedem pontos de liga ou MMR.
- Report: é utilizado quando um jogador infringe alguma regra do jogo, a cada report, o jogador corre mais risco de ser banido do jogo.
- Skills: são as habilidades que todo personagem possui.
- Splitpush: é o ato de pressionar uma rota sozinho enquanto o time defende ou ataca os adversários.
- Teamfight: o termo se refere a lutas em grupo que ocorrem durante a partida.
- Ultimate: se refere a habilidade mais importante do campeão, seu poder especial.
League of Legends e Heroes of the Storm, podem ser baixados diretamente pelos sites dos seus respectivos jogos, enquanto Dota2 e Smite contam com o apoio da Steam para a reprodução dos games.
Sobre o autor
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.
Escolha do editor
Comentários
O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: