Oppo inova com IA para criação de avatares em 3D

Avatares são criados por smartphones através da análise de dados RGB.

Oppo lança tecnologia para avatares em 3D. Fonte: Reprodução/YouTube
Oppo lança tecnologia para avatares em 3D. Fonte: Reprodução/YouTube
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

A Oppo inovou ao criar avatares dinâmicos em 3D através de uma inteligência artificial. Segundo a empresa, a nova ferramenta parte do princípio da análise de dados RGB, para a criação de personagens digitais e com movimentações próximas à realidade.

As imagens foram reunidas no laboratório de avatares digitais da OPPO, onde os smartphones (Find x5 Pro), coletaram os dados do corpo a ser analisado. Concluída a gravação, a inteligência artificial gera de maneira automática um modelo em 3D, analisando os vídeos RGB. Segundo a empresa, este método elimina qualquer tipo de erro de reconstrução.

Para dar um tom mais realista, movimentos de um dançarino profissional foram adicionados para construir um conjunto de habilidades pré-definidas em um campo de radiância. A radiância é utilizada para representar as formas e aparências do local onde o usuário se encontra, além de nuances da pele e tecidos, ajudando o avatar a criar uma movimentação diferenciada e única para cada pose do corpo.

As imagens foram feitas por smartphones da empresa. Fonte: Reprodução/YouTube
As imagens foram feitas por smartphones da empresa. Fonte: Reprodução/YouTube
As imagens foram feitas por smartphones da empresa. Fonte: Reprodução/YouTube

A novidade chegou ao mercado com o nome de Structured Local Radiance Fields for Human Avatar Modeling (Campos de radiância local estruturados para modelagem de avatar humano), lançada este ano na Conferência de Visão Computacional e Reconhecimento de Padrões (CVPR).

O modelo trará novidades para o cenário de realidade virtual e aumentada, ajudando também na criação de animações mais convincentes para filmes e jogos e dando ao usuário o poder de experimentar várias possibilidades no mundo digital.

A Oppo ainda não afirmou se irá trabalhar em algum projeto para óculos de realidade virtual, porém, com o lançamento do vídeo, entende-se que a empresa está apostando neste tipo de tecnologia.

Veja abaixo o vídeo da experiência:

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: