Poderes sobrenaturais de Irma deixam Mariana perturbada em Pantanal
Mariana ficará em choque total com os poderes da filha nos próximos capítulos
A clareza de Trindade (Gabriel Sater) ao falar sobre possíveis consequências para o relacionamento com Irma (Camila Morgado) não era à toa, afinal ela demonstrará mudanças significativas nos próximos capítulos de Pantanal, adquirindo poderes sobrenaturais que deixarão Mariana (Selma Egrei) perturbada.
Para ser mais preciso, Irma conseguirá sentir as dores e até as interações entre José Lucas (Irandhir Santos) e o Velho do Rio (Osmar Prado) a quilômetros de distância, logo após uma cena também chocante em que o primogênito de José Leôncio (Marcos Palmeira) é baleado por Solano (Rafa Sieg), um capanga contratado por Tenório (Murilo Benício) para exterminar gradativamente cada membro importante da família rival, incluindo os novos hóspedes, Alcides (Juliano Cazarré) e Maria (Isabel Teixeira).
Além disso, a filha de Mariana também incorpora uma personalidade diferenciada ao disparar suas premonições para a família, deixando bem claro que José Lucas está bem e está recebendo cuidados, detalhando algumas especificidades impressionantes, incluindo o fato de que o aspirante a político está com um ferimento grave, mas não fatal.
Tudo isso acontecerá após um período intenso de buscas, afinal o peão já terá desaparecido há um tempo considerável. Este será o primeiro grande ato de Tenório para inaugurar a guerra contra José Leôncio, atingindo o filho mais novo sem deixar grandes rastros além, é claro, dos depoimentos futuros de José Lucas, que sairá vivo para entregar a existência de um assassino na região.
Solano, inclusive, também será responsável por uma tragédia na família de Tenório, que descobrirá tarde demais a incompetência do "profissional" contratado para derrotar Leôncio.