Lançamento do iPhone 14 divide opiniões; Veja a análise
Após o lançamento, usuários questionam sobre as especificações do smartphone.
A Apple apresentou ontem (7), durante seu evento “Far Out”, o novo iPhone 14. O modelo tão aguardado por todos vem dividindo opiniões quanto às especificações. Muitos usuários reclamam das poucas diferenças frente ao seu antecessor, enquanto outros celebram a chegada do smartphone. Hoje faremos uma análise sobre o lançamento.
Modelos
Uma das reclamações apresentadas pelos usuários é a falta do iPhone 14 mini. Vazamentos já afirmavam que a empresa optaria por não lançar este modelo, em seu lugar, foi retomado o Plus que ficará entre a versão padrão e a linha Pro.
Com a mudança, a Apple oferece um celular voltado para as pessoas que querem uma tela maior, porém, não possuem dinheiro para comprar o modelo Pro. O lançamento coloca a empresa numa ótima posição frente aos seus concorrentes, haja vista que os preços são bem semelhantes aos já praticados no mercado.
Processador
Essa foi a principal queixa dos usuários, a empresa decidiu manter o processador A15 Bionic utilizado no modelo 13 Pro, para as versões mais básicas do aparelho. A única novidade está nos 5 núcleos presentes na GPU, que na versão anterior possuía apenas 4.
O downgrade mostra um possível foco da companhia nos modelos Pro e Pro Max, desapontando alguns clientes. Porém, a Apple afirma que mesmo com o processador, em tese ultrapassado, seus celulares continuam mais rápidos do que qualquer concorrente.
Design
O novo iPhone 14 em nada se parece novo, já que seu design é muito parecido com o anterior. A construção ainda continua a mesma, apostando no corpo de alumínio com a parte exterior coberta por vidro. As únicas diferenças são as cores, com os novos tons de azul, roxo, meia-noite, estelar e (product)red, e o novo entalhe em formato notch que acomoda a câmera frontal e o Face ID do aparelho.
A empresa deixa a desejar com a falta de variedade apresentada, mesmo com algumas novidades, o usuário pode não se contentar com a semelhança e acabar optando por adquirir a versão mais antiga.
Câmera
Um dos pontos principais quando se fala em iPhones são suas câmeras, para o novo modelo, a empresa decidiu manter o padrão de duas lentes, uma com 48 MP e outra com 12 MP. A grande diferença está nos sensores traseiros e frontal, ambos possuem uma abertura maior, tornando possível uma melhor captura de imagens em ambientes com baixa luminosidade.
Outro ponto anunciado, foi a presença do Photonic Engine, que promete um processamento mais rápido das fotos, melhores texturas e um melhor desempenho para o modo noturno. Além disso, a empresa apresentou o Action Mode, que como o próprio nome já diz, trará mais estabilidade em ocasiões com bastante movimento, como prática de esportes, entre outros.
As novidades divulgadas tornam o iPhone 14 único em sua categoria, a Apple investiu pesado neste quesito e entregou uma ótima configuração para fotos e vídeos. O upgrade na abertura dá ao usuário uma variedade de opções, com a certeza de que todos os detalhes serão captados pelas câmeras.
Tela
A Apple finalmente deu adeus ao antigo entalhe de seus aparelhos e agora traz aos usuários o conceito de “Ilha Dinâmica”. Nela, o espaço das câmeras que seria inutilizado agora mostra algumas notificações como, mensagens, músicas que estão tocando e uma animação única para o reconhecimento facial.
Outro ponto positivo é a nova versão da “Tela Sempre Ativa”, criada pela empresa. Neste modelo, o iPhone mantém a imagem de fundo, porém, escurecida e com os detalhes em tons de cinza bem escuros. Segundo a empresa, a tela bloqueada ficará sempre ligada, escurecendo somente quando o celular estiver no bolso do usuário, ou com a tela virada para baixo.
A novidade nas telas faz com que o iPhone economize bateria, fazendo com que a durabilidade do aparelho aumente.
Bateria
A Apple garantiu que a bateria não será mais um problema para os iPhones. Segundo a empresa, o smartphone poderá ser utilizado durante um dia inteiro, sem a preocupação de recarregar. Quanto a este quesito, foi prometida uma recarga rápida de até 50% em apenas 30 minutos, desde que seja utilizado um carregador rápido de 20W ou superior.
A novidade empolga, já que a questão da pouca durabilidade da bateria já vinha se tornando motivo de piada para alguns usuários. Com o investimento, o celular pode realmente se tornar uma boa opção de compra.
Memória RAM, Armazenamento Interno e Novidades
A capacidade de memória se manteve em relação ao último lançamento. Os modelos disponíveis possuem as opções de 128 GB, 512 GB e 1 TB de memória. Quanto à memória RAM, a Apple aumentou consideravelmente sua capacidade, saindo dos 4 GB utilizados no iPhone 13 para 6 GB.
Algumas novidades importantes devem ser listadas, a primeira é a chegada do eSIM, a novidade retira a bandeja de chips do aparelho, oferecendo mais segurança e facilidade na troca de operadores e planos.
A segunda novidade é a implementação da conexão via satélite, que permite a realização de ações emergenciais com uma comunicação que funciona mesmo se o celular estiver sem área de serviço.
As inovações são realmente animadoras, uma vez que protegem e ajudam o usuário em momentos de adversidades, além de serem funcionalidades únicas do aparelho.
Preço
Os valores informados pela Apple são os mesmos utilizados no lançamento do iPhone 13, o que é uma ótima notícia, já que alguns sites afirmavam que os preços seriam exorbitantes. O iPhone 14 padrão custa a partir de 7.599 reais, a versão Plus custa a partir de 8.599 reais, o modelo Pro custa a partir de 9.499 reais e por fim, o modelo Pro Max custa a partir de 10.499.
Os preços são pouco atrativos para o mercado brasileiro, haja vista que o dólar está mais valorizado que o real. O fato faz com que usuários procurem celulares que ofereçam as funcionalidades iguais ou semelhantes, porém, com um valor mais acessível.