José Leôncio e José Lucas resolvem confrontar Tenório em Pantanal
José Leôncio encontra uma prova da armação de Tenório e decide confrontar o vigarista
O cerco contra Tenório (Murilo Benício) está se fechando cada vez mais devido às suas ações imprudentes, como contratar um assassino de aluguel para dar cabo de toda a família de José Leôncio (Marcos Palmeira) para saciar a sua sede de vingança. Nos próximos capítulos de Pantanal, o fazendeiro irá se unir a José Lucas (Irandhir Santos) para finalmente confrontar o vigarista de uma vez por todas.
Tudo acontece quando Solano (Rafa Sieg) fracassa em assassinar José Lucas, o que deixa todos na fazenda de Leôncio em alerta para o que poderia acontecer e principalmente aumentando as suspeitas em Tenório por ter contratado um peão no mesmo dia em que a tragédia aconteceu. Essa suspeita foi levantada primeiramente por Alcides (Juliano Cazarré) pois sabe do todas as atrocidades que o seu antigo patrão é capaz de fazer se assim desejar.
Como uma forma de se livrar dessa suspeita, Tenório decide demitir o assassino para que ele continue o seu plano sem ter nenhuma ligação com ele. Solano decide então se abrigar na tapera de suma mas é confrontado pelo Velho do Rio (Osmar Prado) e desaparece de forma misteriosa deixando sua arma em um barco deixado por Juma (Alanis Guillen) na sua casa.
Não demora muito para José Leôncio encontrar essa arma e tomar a decisão de ir junto com José Lucas e confrontar Tenório de uma vez por todas para esclarecer essa história toda. Claro que o vigarista irá mais uma vez contornar a situação tentando manipular o fazendeiro, mas fará apenas com que fiquem ainda mais desconfiados de tudo isso e com vontade de investigar ainda mais.