Saúde debilitada afeta raciocínio de José Leôncio em Pantanal
O fazendeiro começa a tomar atitudes precipitadas na novela das nove
O destino de José Leôncio (Marcos Palmeira) já está mais do que selado em Pantanal, e o fazendeiro começou a sentir os primeiros indícios da tragédia responsável por dar um novo rumo ao empreendimento que fundamentou sua vida. As dores no peito se tornaram constantes, e o pai de Jove (Jesuíta Barbosa) insiste na teimosia de não buscar tratamento imediato, até chegar a um ponto preocupante em que não consegue mais raciocinar da melhor forma suas ações, abrindo uma vantagem importante para Tenório (Murilo Benício).
Filó (Dira Paes) até demonstra preocupação e tenta convencer José Leôncio a buscar uma solução para seu constante mal-estar, comunicando sua indignação para outras pessoas, incluindo Tadeu (José Loreto) e quem mais cruzar seu caminho, afinal ela sabe que a sensação de aperto no peito pode significar um problema sério.
Como a maioria do público já sabe, o autor responsável pela adaptação de Pantanal, Bruno Luperi, manteve o destino trágico de José Leôncio, portanto não há nada que possa salvar o personagem da morte. Mesmo assim, ele viverá alguns momentos gloriosos antes de dar adeus definitivo à vida na Terra, tornando-se um exemplo nato de honra para seus filhos e aliviando suas dores por não ter conseguido assumir alguns de seus principais defeitos.
Ao final de tudo, José Leôncio conseguirá ver o Velho do Rio (Osmar Prado) e, enfim, poderá conversar com seu pai depois de tantos anos. A morte será o início da paz que o fazendeiro tanto procurava, e caberá à sua família manter o legado vivo por gerações.