Trindade aceita destino e entrega filho a José Lucas em Pantanal
Após ajudar no parto de Irma, Trindade deixa seu último recado e some definitivamente da novela
O medo de acabar com a vida de Irma (Camila Morgado) e do filho motivou Trindade (Gabriel Sater) a seguir seu rumo solitariamente em Pantanal, mas ele decide aparecer mais uma vez na fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira) e deixar seu último recado para os peões, em especial José Lucas (Irandhir Santos), que recebe o aval do hóspede do "cramulhão" para assumir o romance com Irma e, consequentemente, a paternidade da criança recém-nascida.
Trindade consegue engatar uma conversa final com José Lucas e convence o primogênito de José Leôncio a apostar todas as suas fichas em Irma, além de pedir que ele cuide do filho como se fosse seu. A atitude continua dividindo a opinião do público, sobretudo porque muitos admiram o personagem interpretado por Gabriel Sater e não esperavam sua saída definitiva do folhetim, enquanto outros permanecem espantados com a carga de cenas arrepiantes em que o "coisa ruim" se manifestava no corpo do peão.
Com a aprovação de Trindade e a paixão por Irma ganhando forças novamente, José Lucas tenta se aproximar naturalmente da mulher que fez seu coração bater mais forte anteriormente, mas não consegue se entregar imediatamente à possibilidade de engatar um romance oficial, principalmente após o relacionamento conturbado com Érica (Marcela Fetter) e o início da vida política.
O tempo passa, os interesses comuns se interligam, e José Lucas finalmente oficializa o romance com Irma e passa a fazer de tudo para protegê-la da iminente guerra na região.