Alcides perde a alma após atrocidade de Tenório em Pantanal
O peão ficará profundamente deprimido após ser humilhado pelo vilão
Se um dia alguém duvidou da capacidade de Tenório (Murilo Benício) para o mal, os próximos capítulos de Pantanal serão decisivos para comprovar de uma vez por todas a necessidade de frear as ações truculentas do vilão, que vai capturar Alcides (Juliano Cazarré) e Maria (Isabel Teixeira), amarrando a ex-esposa enquanto comete uma atrocidade contra o peão.
O objetivo de Tenório será obter a vingança com marcas psicológicas eternas, mas ao contrário do que se viu na versão original do folhetim de Benedito Ruy Barbosa, desta vez o canalha não irá castrar o inimigo. Mesmo assim, a escolha do grileiro também será brutal.
Devido ao peso, a cena precisou ser contada através dos olhos desesperados de Maria, que tenta entender o que está acontecendo enquanto o ex-marido tortura Alcides atrás de uma porta. Presa, a mãe de Guta (Julia Dalavia) não consegue fazer nada para ajudar o namorado, e o público não terá uma visão explícita do que está acontecendo, mas terá uma noção.
Sem condições de se defender, devido às fortes amarras providenciadas por Tenório, o peão será abusado pelo grileiro e debaterá de dor enquanto o seu maior inimigo define de uma vez por todas que não há limites para a sua crueldade, largando-o para retornar à fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira) ao lado de Maria.
Alcides não conseguirá viver com o trauma deixado por Tenório e perde sua alma rapidamente, tornando-se um homem frio e vingativo que fará de tudo para acabar com a vida do rival a qualquer custo, contando com a ajuda de Zaquieu (Silvero Pereira) para selar o destino trágico do maior vilão de Pantanal.