Em apoio ao Reino Unido, Apple remove todos os aplicativos russos de sua loja
Decisão foi tomada visando apoiar as sanções aplicadas ao país.
A Apple decidiu remover da App Store todos os aplicativos iOS que pertencem ao conglomerado de empresas russas denominado VK. Segundo a empresa, a decisão foi tomada como um apoio as sanções aplicadas pelo Reino Unido a Rússia.
De acordo com o porta-voz da Apple, Adam Dema, os aplicativos russos são controlados, em sua maioria, por desenvolvedores majoritários ou por empresas ligadas a eles. Para ajudar no cumprimento das sanções, a empresa americana encerrou todas as contas associadas a estes aplicativos, e os mesmos não poderão ser baixados na App Store, independentemente da localização do usuário.
Entre os programas sancionados estão a maior rede social do país, VKontakte, a plataforma de música VK Music, o Youla, app de marketplace utilizado no país e o Mail.ru, aplicativo de notícias que também funciona como serviço de e-mail.
Desde o começo das sanções, várias empresas reduziram sua participação no mercado russo, a própria Apple e a Samsung tiveram redução de 90% em suas vendas, em sua grande parte pelos bloqueios realizados para importação de produtos ao país. A queda abriu caminho para que outras empresas como Xiaomi e POCO se estabelecessem no mercado.
O ministério de comunicação russa disse a sua mídia estatal RT que investiga minuciosamente os motivos que levaram a exclusão dos aplicativos da VK e das contas de seus desenvolvedores. O órgão afirma que todos os aplicativos são essenciais para o mercado e para a sociedade como um todo.
A Apple afirma que os usuários que já possuíam os aplicativos da VK em seu smartphone poderão continuar utilizando, porém, serviços de notificações e pagamentos podem não funcionar devido ao bloqueio de transações. Outro ponto é que os usuários poderão utilizar livremente os aplicativos pela web, através de um navegador.