Renato é humilhado por Juma e Zaquieu no final de Pantanal
O filho psicopata de Tenório tenta se vingar e ganha uma resposta condizente com sua estupidez na novela
Pelo visto, a família de Tenório (Murilo Benício) ainda vai derramar lágrimas pela morte do grileiro, mas não restam dúvidas de que Renato (Gabriel Santana) será o principal vingador do mal na história, saindo em busca de uma guerra impossível de vencer e recebendo como resposta a fúria decisiva de Juma (Alanis Guillen) e Zaquieu (Silvero Pereira) no final de Pantanal.
Por que Zaquieu? Simplesmente porque o ex-mordomo assina com maestria a morte de Tenório no folhetim, salvando a vida de Alcides (Juliano Cazarré) com um ato heroico. Renato ficará cheio de ideias relacionadas à tragédia e não demora muito para sair em busca de retaliação.
Enlouquecido de ódio e tristeza, Renato coloca na cabeça que precisa matar Zaquieu e quem mais estiver aliado à família de José Leôncio (Marcos Palmeira). Assim como vários outros vilões passageiros na trama, o filho de Tenório esquece do principal: a existência de Juma.
A herdeira Marruá não aliviou a barra para ninguém durante toda a novela e ainda aproveitou para adquirir maior controle sobre o dom de se transformar em onça, motivo pelo qual ela se tornou a figura viva mais poderosa de toda a região. Ao visualizar Renato encurralando Zaquieu, Juma ataca o inimigo e se junta ao peão para aterrorizar o filho psicopata de Tenório e colocá-lo em seu devido lugar.
A ação da dupla será tão importante que propiciará a Renato uma mudança significativa em sua personalidade. Como um passe de mágica, o final de Pantanal colocará o jovem sanguinário em uma posição curiosamente distante das expectativas do público.