Zuleica queima o passado e vira grande empresária em Pantanal
A morte de Tenório propicia uma mudança significativa na vida de Zuleica
O amor é capaz de transformar a racionalidade humana em algo inexplicável, a exemplo do que o público assistiu em Pantanal, com Zuleica (Aline Borges) dedicando tudo de si para obter algum retorno carinhoso ou simplesmente um sorriso de Tenório (Murilo Benício). Nas poucas vezes em que o grileiro tratou a esposa bem, ela sentiu como se tivesse ganhando na loteria, mas tudo não passava de ilusão. A morte de Tenório, portanto, servirá para injetar ânimo e restaurar a consciência de Zuleica, abrindo caminho para a segunda "Bruaca" do vilão se transformar em uma empresária independente.
Como já é de se esperar, o sofrimento também está garantido entre os familiares de Tenório, mas ambos esquecerão o passado após tomarem conhecimento sobre todos os crimes do grileiro. A chuva de informações reveladoras será possível graças à ação de Zaquieu (Silvero Pereira), que, após matar o inimigo em uma cena explosiva, confessa tudo para José Leôncio (Marcos Palmeira) e encontra um jeito de aliviar a dor de Zuleica com a verdade.
Em uma longa conversa, o ex-mordomo expõe o passado sombrio de Tenório, as mortes causadas pelas negociações displicentes e a destruição ambiental gerada pela ação de empresários como ele, além, é claro, da difícil revelação sobre a atrocidade cometida contra Alcides (Juliano Cazarré), sem dúvidas a passagem mais perturbadora de toda a novela das nove.
Após ouvir as verdades chocantes sobre Tenório, Zuleica queima o passado e investe na própria felicidade, aceitando o destino do marido como um presente do Universo e seguindo sua vida com o entusiasmo que lhe faltou nas últimas décadas.