MediaTek lança processador Dimensity 1080 com melhorias empolgantes
Processador será focado para smartphones 5G de baixo e médio custo.
A MediaTek lançou o seu novo processador Dimensity 1080, o hardware que será o sucessor direto do Dimensity 920, é focado em aparelhos de baixo e médio custo, ostentando grandes melhorias na capacidade fotográfica, no desempenho, além de uma maior economia de energia.
O processador possui dois núcleos Cortex-A78 com clock máximo de 2.6 GHz, seis núcleos Cortex-A55, GPU Mali e pode suportar uma câmera de até 200 MP. O Dimensity 1080 traz conexão 5G, o hardware também inclui o mecanismo de rede HyperEngine 3.0 da MediaTek, que permite aos usuários habilitar um chip SIM para 5G e atender chamadas telefônicas por outro, não interferindo na conexão de dados do usuário. Além disso, são suportadas memória RAM LPDDR5 e armazenamento UFS 3.1.
Devido ao seu ISP, o processador permite que seus usuários gravem vídeos 4k HDR em tempo real. Outro ponto interessante é o suporte para telas com resolução FHD+ e taxa de atualização de 120 Hz, o que é significativo, haja vista que o Dimensity 1080 tem como foco celulares de baixo e médio custo.
O processador possui conectividade 5G, Wi-Fi 6 e uma versão ainda não especificada do Bluetooth, além de investir em uma unidade de processamento exclusiva para Inteligência Artificial.
A MediaTek afirma que os smartphones equipados com o chipset estarão disponíveis somente no quarto trimestre de 2022. A empresa pontua que o processador possui parte do software e hardware do seu antecessor, Dimensity 920, para que as empresas diminuam o tempo de fabricação e lancem rapidamente seus aparelhos no mercado.