Dia da ciência e tecnologia é comemorado hoje (16), entenda mais sobre a data
Data foi criada para homenagear e incentivar descobertas científicas.
Os seres humanos utilizam, desde os tempos mais primórdios, o conceito de tecnologia, que surge a partir de ideias focadas na melhoria da qualidade de vida, oferecendo segurança e conforto para todos ao redor. Desde o fogo, passando pela roda, até chegar aos computadores e smartphones, este conhecimento se tornou cada vez mais necessário para a vida cotidiana. Em homenagem a estas descobertas, é comemorado hoje (16), o dia da ciência e tecnologia.
No Brasil, os primeiros indícios de invenções tecnológicas remontam ao ano de 1550, onde foram criados os primeiros engenhos de açúcar. No ano de 1830, o inventor francês Hércules Florence, realizou no Rio de Janeiro os primeiros registros de imagens no que hoje chamamos de fotografia. Um dos grandes trunfos brasileiros na ciência e tecnologia, ocorreu com Alberto Santos Dumont, que em 1899 criou os balões dirigíveis e anos mais tarde deu vida ao 14-bis, que até hoje divide opiniões se é ou não o primeiro protótipo criado de um avião.
Um ponto importante de avanço tecnológico ocorreu na medicina com o sanitarista Oswaldo Cruz, que ao investigar um surto de peste bubônica foi responsável por criar um soro antipestoso. A partir disso, foi criada uma das mais importantes instituições sanitárias do Brasil, o Butantã. Outro avanço ocorreu com o também sanitarista Vital Brasil, o pioneiro no estudo de toxinas, desenvolvendo assim, em 1903, o soro antiofídico para o tratamento de mordidas de animais peçonhentos.
Voltando ao contexto global, os avanços tecnológicos estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia, partindo da internet, que nos conecta com o mundo todo, até o celular que possibilita esta conexão em apenas um toque. Com isso, temos uma maior praticidade e agilidade em relação à comunicação e até mesmo resolução de problemas. A tecnologia e a ciência trazem, a cada dia, novidades que mudam a maneira como vivemos em sociedade.