Após decisão judicial, Apple decide aderir ao carregador USB-C
Empresa afirma que a mudança será aplicada nos novos iPhones.
A Apple vem enfrentando diversos problemas por sua conduta quanto aos carregadores utilizados em seus smartphones, recentemente a companhia sofreu uma multa de aproximadamente 372 milhões de Euros, por não oferecer este dispositivo em seus aparelhos. O vice-presidente de marketing da empresa, Greg Joswiak confirmou que após a decisão tomada pela União Europeia, será adotado o padrão de carregadores tipo C.
A decisão tomada pela companhia segue a imposição feita pela União Europeia sobre a migração de todos os novos celulares fabricados para o padrão USB-C. Em entrevista ao The Wall Street Journal, Joswiak afirma que a Apple não teve outra escolha a não ser substituir o modelo lightning já existente na empresa.
O vice-presidente reitera que Apple e União Europeia estão em desacordo sobre carregadores há mais de uma década, quando as autoridades impuseram a utilização do modelo Micro-USB a empresa. O vice-presidente de software, Craig Federighi, afirmou que a data da mudança deverá ser aplicada conforme os padrões exigidos pela própria região.
A adoção do modelo USB-C como padrão para a Europa foi revelada recentemente pelo Parlamento, a decisão delimita um prazo até o final de 2024 para que todos os smartphones, tablets e câmeras vendidos na região, utilizem o USB-C como conector universal. A proposta visa diminuir a produção de lixo eletrônico e ajudar o consumidor a tomar decisões mais sustentáveis. No ponto de vista econômico, o regulamento fornece aos usuários a possibilidade de não trocar seus equipamentos ao mudar de plataforma.
No Brasil, o projeto de lei PL 2643/2022, acrescenta um artigo a Lei Geral de Telecomunicações (LGT), solicitando a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que defina um padrão único para os carregadores de telefone celular. O texto prevê um prazo de adaptação de até 180 dias para que a lei entre em vigor. Em junho deste ano, a Anatel fez uma consulta pública sobre a possibilidade da padronização e foi muito bem recebida.
A Apple já propõe uma mudança sutil em seus aparelhos ao incorporar a porta USB-C nos novos iPads recém-lançados. Partindo deste princípio, o iPhone 15 deve oferecer este tipo de conexão, abolindo de vez a antiga entrada, no entanto, a empresa está trabalhando em um modo de carregamento totalmente sem fio. Resta saber se a companhia adotará o padrão USB-C globalmente, uma vez que países como os Estados Unidos, Índia e Brasil estão cogitando a padronização do modelo.