Apple deverá fabricar metade de seus iPhones na Índia até 2027
Riscos geopolíticos e restrições quanto a pandemia de Covid afetam a produção.
A Apple vem apresentando graves problemas quanto a produção de iPhones na China. Pensando nisso, a empresa decidiu migrar uma parte da manufatura de seus aparelhos para a Índia. Atualmente, o país responde por 5% de toda a produção de iPhones, no entanto, um artigo publicado no South China Morning Post sugere que o país pode chegar a marca de 50% em 2027.
De acordo com estimativas realizadas por analistas, a Índia e o Vietnã deverão se tornar os maiores beneficiários com a migração da cadeia de suprimentos para fora da China, segundo eles a velocidade de migração para a cadeia de suprimentos tende a acelerar devido às incertezas sobre o mercado chinês.
Até o momento, as fábricas indianas subordinadas a Apple são a Foxconn, Wistron e Pegatron, que fabricam a versão base do iPhone 14, assim como os modelos anteriores do aparelho. No entanto, caso a Apple esteja realmente interessada em aumentar sua participação no país, deverá incluir os modelos Pro e Pro Plus na linha de montagem das fábricas.
Os problemas da gigante de Cupertino com a China estão relacionados, principalmente, aos constantes bloqueios envolvendo a pandemia de COVID-19, que resultaram em um grande problema na produção de iPhones, causando a suspensão temporária da montagem do iPhone 14 Plus e a escassez de iPhones 14 Pro e iPhone 14 Pro Plus em lojas de todo o mundo.
Rumores afirmam que a Apple iniciará uma produção simultânea entre China e Índia para a série iPhone 15. O smartphone deve ser lançado em meados de setembro deste ano e podem ter uma demanda maior, haja vista que os aparelhos devem apresentar mudanças significativas quando comparados ao iPhone 14.