WhatsApp: Função Comunidades é implementada no Brasil
Decisão não foi realizada anteriormente em respeito ao período eleitoral.
Nesta quinta-feira (26), o WhatsApp começou a liberar sua nova funcionalidade. O recurso de comunidades já havia sido lançado em abril do ano passado, no entanto, o recurso não foi habilitado no Brasil em respeito ao período eleito que ocorria no momento.
A nova utilidade possibilita aos usuários a criação de uma comunidade principal com até 50 subgrupos com temas diversos. O lançamento apresenta um número de usuários bem maior do que um grupo comum, podendo chegar a 512 pessoas. Desta maneira é possível criar, por exemplo, um grupo relacionado a uma escola, com vários subgrupos relacionados ao tema, como professores, reunião dos pais e um canal principal para avisos e outros tópicos.
Todas as comunidades possuem um canal sinalizado por um megafone, permitindo ao administrador o envio de avisos para todas as pessoas, entre as funções disponíveis para o tutor da comunidade, estão: envio de mensagens a todos os membros, adição ou exclusão de membros e grupos, criação de novos grupos na comunidade, exclusão de mensagens ou arquivamento de mídias importantes. Os usuários, por sua vez, possuem os seguintes recursos: decidir quem pode adicioná-los a uma comunidade, denunciar abusos, bloqueio de contatos, e saída da comunidade.
Para criar uma comunidade é bem simples, basta o usuário tocar sobre o ícone, digitar um nome, fazer uma breve descrição sobre a comunidade e adicionar grupos relacionados ao tema. Até o momento, é possível incluir até 50 grupos em uma comunidade, totalizando cerca de 5.000 membros.
A Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, afirma que a finalidade do recurso não é transformá-lo em uma rede social e sim, um espaço para a comunicação entre pessoas próximas. Segundo a companhia, vários aplicativos oferecem conversas em grupo sem limites, no entanto, o WhatsApp foi desenvolvido para atender às necessidades de organizações e outros grupos em que as pessoas já se conhecem. A empresa informa também que não será possível procurar ou descobrir novas comunidades.