Meta: Novo recurso de bate-papo para comunidades já está disponível
Funcionalidade será semelhante a apresentada no WhatsApp.
A Meta anunciou a chegada de uma nova funcionalidade ao Facebook. O recurso de Bate-Papo da Comunidade é semelhante ao implementado no WhatsApp, no entanto, o lançamento é voltado para conversas feitas pela rede social, ou pelo Messenger, aplicativo de mensagens da rede social.
O novo recurso oferece interações por texto, áudio e vídeo. Os administradores das comunidades poderão iniciar conversas sobre determinados tópicos e solicitar respostas simultâneas sem a dependência de engajamento, uma vez que todas as respostas serão dadas em tempo real.
Os desenvolvedores da funcionalidade prometem facilitar a navegação centralizando todas as opções em somente um bate-papo, ou seja, ao invés de rolar a tela procurando o tópico desejado, o usuário poderá criar, por exemplo, uma categoria com notícias recentes sobre o assunto desejado, ou apenas para compartilhar experiências com os participantes daquela comunidade.
Outro ponto que o Bate-Papo da Comunidade proporciona é a construção de canais de áudio que suportam até 30 membros. A ideia é semelhante a que já existe no Clubhouse e até mesmo no Twitter Space, interagindo ao vivo com os participantes da chamada e respondendo comentários. Funciona como uma espécie de live de voz, no entanto, restrita somente aos integrantes daquele grupo em específico.
A Meta afirma que a nova ferramenta chega como uma nova maneira de conectar os usuários com pessoas que compartilham os mesmos interesses. A ideia é levar o conceito de postagens presentes em grupos na rede social para conversas mais diretas, com interações em tempo real.
O recurso irá apresentar ferramentas mais robustas para o gerenciamento dos administradores. Os moderadores poderão silenciar, bloquear, ou até mesmo suspender pessoas, assim como remover mensagens indesejadas. Além disso, os moderadores poderão estabelecer regras para suspender automaticamente o usuário que não se adequar ao perfil do grupo, assim como analisar mensagens denunciadas pelos próprios membros do grupo e restringir o envio de mensagens de quem já cometeu infrações anteriormente.