Aos 10 anos, João Pedro foge de casa após ser humilhado pelos irmãos em Renascer
O filho mais novo de José Inocêncio terá uma vida tortuosa na novela das nove
A desgraça demora, mas atinge a família de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira) em um momento nada oportuno em Renascer, causando a discórdia que o fazendeiro jamais imaginou enfrentar, sobretudo porque faz questão de se gabar do pacto que fez com o "cramulhão". Em breve, o protagonista perderá Maria Santa (Duda Santos) durante o parto de João Pedro (Juan Paiva), que tentará fugir de casa aos 10 anos de idade, devido ao excesso de humilhação dentro da própria casa.
Com três irmãos mais velhos, não será nada fácil criar uma boa relação com a família, afinal João Pedro é apontado como causador da morte de Maria, mesmo não tendo culpa de absolutamente nada. Até quem prefere não comentar nada, olha para o menino com certa estranheza, incluindo o próprio José Inocêncio, que chega a confessar aos empregados que sente uma dor no peito apenas de ver o filho na sua frente.
Menosprezado e humilhado por comentários cada vez mais maldosos, João Pedro terá uma cena intrigante em que sai correndo para o mais longe possível de casa após ouvir absurdos dos irmãos. No entanto, a fuga do garoto resultará em uma descoberta enigmática, desta vez envolvendo o facão enterrado no Jequitibá.
Apesar do ódio que guarda no coração, Zé Inocêncio não vai conseguir ficar parado enquanto o filho corre sozinho pelo mundo, e sai em busca de João, até encontrá-lo próximo ao Jequitibá, intrigado. Com toda a calma do mundo, o protagonista do folhetim respira e pede ao filho que não conte sobre o facão para ninguém, aproveitando a ocasião para tentar reforçar sua responsabilidade com o menino.