José Inocêncio diz a Inácia que vê João Pedro como uma aberração em Renascer
O trauma pela morte de Maria Santa vai acompanhar José Inocêncio para sempre na novela das nove
Inácia (Edvana Carvalho) sempre ouviu todos os tipos de afirmações contundentes de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira) em Renascer, mas nada vai se comparar ao ódio entranhado nas veias do fazendeiro a partir do momento em que Maria Santa (Duda Santos) morre durante o parto do quarto filho do casal. Nos próximos capítulos, o protagonista do folhetim adaptado por Bruno Luperi simplesmente olha para sua guardiã e diz que enxerga João Pedro (Juan Paiva) como uma espécie de aberração.
O sentimento de culpa será introduzido à força por José no coração de João Pedro, e não é à toa que o menino tenta fugir de casa aos 10 anos de idade, não apenas por ser constantemente ignorado pelo pai, mas também porque seus outros três irmãos aproveitam o clima de afastamento para humilhar o garoto. Curiosamente, João Pedro será disparadamente o mais envolvido com a fazenda, já que os outros herdeiros preferiram escolher o caminho do ensino superior.
Um médico, um publicitário, um advogado preguiçoso e... um peão. É assim que João Pedro será tratado por um bom tempo na novela das nove, trabalhando incansavelmente para obter algum tipo de elogio, mesmo que mínimo, de José Inocêncio, mas a tarefa será mais árdua do que qualquer filho de origem mais humilde poderia enfrentar.
Mesmo com todos os recursos à disposição, João Pedro ganha apenas angústia da família e, mesmo assim, ostenta um sorriso constante no rosto capaz de contagiar qualquer um à sua volta, incluindo Mariana (Theresa Fonseca), que se envolve em um triângulo amoroso bizarro entre José Inocêncio e João Pedro na segunda fase do folhetim. Era só o que faltava para transformar pai e filho em inimigos mortais.