João Pedro sofre e assiste de longe ao casamento do pai com Mariana em Renascer
João Pedro se recusa a participar da cerimônia de casamento entre José Inocêncio e Mariana
A neta vingativa de um coronel assassinado aparece repentinamente e se casa com o homem apontado como principal inimigo de seu avô. De cara, a história já dá indícios de uma confusão generalizada, e é exatamente o que vai acontecer na segunda fase de Renascer, com o casamento entre José Inocêncio (Marcos Palmeira) e Mariana (Theresa Fonseca), que será assistido apenas de longe por João Pedro (Juan Paiva), que sofre de raiva ao ver a mulher que fisgou seu coração trocando alianças com seu pai.
A relação de ódio será duradoura entre João Pedro e José Inocêncio, e o motivo não poderia ser mais brutal, afinal Maria Santa (Duda Reis) morre durante o parto do menino, deixando uma ferida eterna no peito do fazendeiro, que passa a tratar o filho com uma aberração, a exemplo de quando falou para Inácia (Edvana Carvalho) dar leite de vaca para o bebê recém-nascido.
Praticamente todos à volta de José Inocêncio desconfiam das reais intenções de Mariana, mas ele fica cego apenas por lembrar de Maria Santa durante alguns dos encontros com a moça que tem idade para ser sua filha. Para João Pedro, o trabalho que já era desgastante na fazenda do pai se transforma em uma tortura constante.
Não à toa, o quarto filho de José Inocêncio decide se mudar para as terras que pertenciam a Belarmino antigamente, passando a morar novamente com Morena, Deocleciano e Zinha. Para completar, João Pedro também abre mão da herança do pai e tenta se afastar cada vez mais dos irmãos.