Morena comemora o retorno de João Pedro para sua casa em Renascer
Morena faz questão de receber João Pedro de braços abertos, mas o rapaz não estará com a mesma alegria de antes
A simpatia inquestionável de João Pedro (Juan Paiva) é um dos mais fortes contrapontos do rapaz em relação a José Inocêncio (Marcos Palmeira), mas todos os pontos positivos do herdeiro de um dos maiores produtores de cacau da região começam a se dissipar nos próximos capítulos de Renascer, em especial após sua primeira grande paixão escapar pelas suas mãos da forma mais humilhante possível. Quem vai sair ganhando é Morena (Ana Cecília Costa), que comemora o retorno do "quase filho", mas percebe uma mudança drástica no humor de um dos personagens mais sorridentes da segunda fase da novela.
Da simples felicidade à amargura que se assemelha cada vez mais ao ódio constante do pai, João Pedro soma ao sentimento de culpa pela morte de Maria Santa (Duda Santos) o fato de que nem José Inocêncio tem coragem de lhe dar o devido respeito, até mesmo quando ele demonstra interesse por Mariana (Theresa Fonseca) e faz de tudo para conquistar o coração da jovem. Quem acaba fisgando a neta de Belarmino (Antônio Calloni), porém, tem idade para ser o seu pai.
Zé Inocêncio rouba a pretendente do filho e não dá a mínima para o sofrimento do rapaz, que decide abrir mão da herança que seria oficializada após uma divisão com os quatro filhos do fazendeiro e volta para a casa que pertencia a Belarmino, onde Morena e Deocleciano (Jackson Antunes) o recebem de braços abertos.
Apesar da alegria, não será tão fácil para Morena a missão de injetar ânimo em João Pedro, principalmente porque, a essa altura, o rapaz já estará sem confiança na própria família, e sem motivos para investir em um futuro ao lado de José Inocêncio. Mesmo assim, ele se mantém firme no trabalho e acredita que pode buscar um novo rumo, sem herança e sem Mariana.