Vagabundo, mas sincero: Bento vai dar lições de ouro a Venâncio em Renascer
Bento vai mostrar que, muitas vezes, é melhor ser sincero do que sonso na novela das nove
José Bento (Marcello Melo Jr.) é o típico malandro que não vê a hora de conseguir obter sossego às custas dos outros. Em Renascer, o advogado está louco para colocar as mãos em uma boa fatia da herança de José Inocêncio (Marcos Palmeira) e sequer faz questão de esconder isso, motivo pelo qual ele se torna o principal incentivador da partilha de bens. José Venâncio (Rodrigo Simas), por outro lado, é o típico "santinho", que se acha incrível por não pedir dinheiro ao pai, mas transformou a vida de Eliana (Sophie Charlotte) em um inferno. Quem é pior nessa história?
Se fôssemos julgar apenas a questão do dinheiro, seria fácil apontar o dedo no rosto de José Bento e chamá-lo de rebelde sem causa, mas ele não está totalmente errado sobre a divisão de bens, enquanto o irmão caminha de um lado ao outro reafirmando suas vantagens, sem ao menos conseguir olhar diretamente para o espelho.
Vagabundo, mas sincero. Assim podemos definir José Bento em um primeiro momento. Ele fala o que pensa, do jeito que pensa, e não tem muito medo de encarar as consequências, o que também se torna rapidamente um defeito dos grandes no folhetim, afinal ele pode ganhar e perder qualquer coisa com uma facilidade extrema.
Não à toa, Venâncio vai aprender lições de ouro com o irmão, sobretudo no que diz respeito à sinceridade. Após largar Eliana às traças, o publicitário engata rapidamente o namoro com Buba (Gabriela Medeiros) e acredita que tudo ficará bem, mas uma série de novas mentiras pode afundar o personagem em uma rotina de dor constante, que pode mudar drasticamente quando ele começar a dizer a verdade para quem realmente importa.