Ópera “Tannhauser” é cancelada na Alemanha por causar traumas na platéia
A ópera “Tannhauser” é cancelada na Alemanha, pois incluía cenas de violência envolvendo nazistas na Segunda Guerra Mundial. Segundo o teatro “Opernhaus de Dusseldorf” algumas pessoas algumas pessoas tiveram que receber atendimento médico depois da peça. O diretor do espetáculo, Bukhard Kosminski não quis fazer modificações na ópera.
Essa não se trata da primeira vez que uma ópera de Wagner causa esse tipo de furor no público. Segundo um estudioso de Universidade de Oxford, citado pelo Guardian, os médicos já tinham sido chamados em outras produções. A quantidade de cantores, atores e espectadores que desmaiaram ou que sofreram um delírio “wagneriano” é absurdo.
“Tannhauser” trazia cenas como a de judeus sendo executada, uma família tendo a sua cabeça raspada antes da execução e cenas de pessoas sendo mortas em câmaras de gás. Com grande preocupação a companhia notou que algumas cenas, em especial a cena de execução, foram recriadas de forma muito realista, causando transtornos psicológicos e físicos a alguns membros da platéia. "Após termos considerado todos os argumentos, chegamos à conclusão que não podemos justificar um impacto tão extremo em nosso trabalho artístico", disse um comunicado da companhia de opera Deutsche Oper am Rhein, responsável pelo espetáculo.