Padre Marcelo Rossi lidera vendas de álbuns e supera Anitta
Nem o "Show das poderosas" da cantora Anitta foi páreo para as grandes vendas de CD’s do Padre Marcelo Rossi. O Padre liderou as vendas de álbuns no país no ano de 2013 superando até mesmo o rei Roberto Carlos e outros artistas como Paula Fernandes e Luan Santana.
Anitta, apesar de ter estourado em 2013, não conseguiu segurar as vendas de mídias físicas (CDs, DVDs etc) no Brasil em 2013. De acordo com o relatório anual divulgado pela Associação Brasileira de Produtoras de Disco, esta fatia do mercado caiu 15,5% com relação a 2012, ano em que Michel Teló emplacou sua "Ai, se eu te pego" entre as mais tocadas do mundo.
Os campeões de vendas físicas em 2013 foram, respectivamente, o Padre Marcelo Rossi, o cantor Roberto Carlos (que lançou um EP de sucessos remixados), a cantora Paula Fernandes (com EP, reedição e disco ao vivo, ocupando a terceira, quarta e sexta posições) e, por fim, Anitta, em quinto lugar.
Paulo Rosa, presidente da ABPD , explica que esta queda já era esperada. “Não tivemos, no Brasil, fenômenos de venda que puxassem o mercado físico como aconteceu há dois anos, com o Michel Teló”, explica Paulo. O órgão reúne as maiores gravadoras em atividade no país.
Em 2013, serviços de streaming, venda de download e a produção de material exclusivo para comercialização on-line cresceram 22,39% em relação a 2012, passando a ocupar 36,46% do mercado. Essa fatia equipara-se à média de consumo de música digital do mercado mundial, que atualmente orbita em torno dos 40%.
"Curioso é que nos mercados mais desenvolvidos, que puxam o mercado mundial, o ritmo de crescimento do mercado de download caiu nos últimos dois anos com o surgimento de outras alternativas de consumo de música online. A receita dos serviços de streaming aumentou em 51%. No Brasil, o comportamento foi diferente. O que determinou o crescimento do mercado digital foram justamente os downloads pagos, que cresceram 87,15%", compara Rosa.
A utilização de serviços diferentes de adquirir música no formato digital tem despertado cada vez mais interesse nos usuários brasileiros, gradualmente mais interativos com novas tecnologias , o que talvez faça despencar queda nas vendas de álbuns físicos porém sem fazer cair a lucratividade, já que iTunes Radio e o Google Music já contém diversos artistas brasileiros entre seus grandes destaques de vendas virtuais.