Obama pede para que Rússia retire tropas da fronteira da Ucrânia

Obama pede para que Rússia retire tropas da fronteira da Ucrânia
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

Barack Obama pediu para que a Rússia retire suas tropas da fronteira com a Ucrânia nesta sexta-feira (28). O presidente dos Estados Unidos disse que o aumento da presença de tropas russas no local não é normal e pediu para que Moscou recue suas tropas, dando início a um plano para diminuir as tensões com o país. 

Ontem: Assembleia Geral da ONU declara referendo da Crimeia como ilegal e inválido

EUA e UE vão definir em conjunto possíveis sanções mais duras contra Rússia

Em entrevista ao programa "This Morning" da emissora CBS quando estava no Vaticano, Obama comentou sobre a tensão na região e a atitude russa: "Você tem visto uma variedade de tropas se juntando ao longo daquela fronteira sob a forma de exercícios militares". Mas isso não é o que a Rússia estaria fazendo normalmente”, disse o presidente americano.

Segundo Obama, a movimentação pode não ser nada além de um esforço para intimidar a Ucrânia, mas também pode ser uma preliminar para outras ações. "Pode ser que eles tenham planos adicionais", disse. Ele também pediu à Rússia que "desagrave a situação" e inicie as negociações com Kiev, capital ucraniana.

Por causa da ocupação russa no país, estima-se que a Ucrânia tenha aumentado o número de militares perto da fronteira na região leste. Paralelamente as declarações do presidente dos EUA, o presidente deposto Viktor Yanukovych pediu um referendo nacional para determinar o "status dentro Ucrânia" de cada região do país.

 O presidente deposto da Ucrânia Yanukovych está asilado na Rússia desde o final de fevereiro, após as manifestações contra e confrontos que deixaram ao menos 100 mortos e culminaram na deposição do ex-líder ucraniano. O Kremlin afirma que o novo governo em Kiev chegou ao poder de forma ilegal.

Na Assembleia Geral a ONU declarou o referendo da Crimeia como ilegal e inválido, e EUA e a União Européia vão definir em conjunto possíveis sanções mais duras contra Rússia.

 

 

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: