Gordon Willis de “O Poderoso Chefão” morre aos 82 anos nesta segunda-feira (19)
O cineasta Gordon Willis, diretor de fotografia da trilogia "O Poderoso Chefão", faleceu nesta segunda-feira (19) aos 82 anos de idade. A Sociedade Americana de Cinematografia (ASC) divulgou nesta segunda-feira , em vários perfis das redes sociais, uma nota em que lamenta a morte do diretor.
"É uma perda monumental. Foi um dos gigantes que mudou totalmente a imagem dos filmes. Nada que foi rodado antes de 'O poderoso chefão' e o 'O poderoso chefão 2' tinha esse aspecto",falou o presidente da ASC, Richard Crudo.
Nascido em Queens, Nova York, Willis era conhecido como "Príncipe da escuridão", pela sua grande habilidade no uso das sombras, até o ponto de que por vezes não se distinguia com clareza o rosto dos personagens. Willis participou, ao lado de Alan J. Pakula de grandes filmes, como "Todos os homens do presidente" (1976), "Klute, o passado condena" (1971) e "A trama" (1974).
“Fazer uma fotografia bonita é fácil, é o mais fácil do mundo. Mas uma fotografia que completa uma imagem, de cima a abaixo, em coerência com o conteúdo, isso é o mais bonito. Não se trata de pôr a fotografia na frente da história, mas que faça parte dela", disse Willis sobre seu trabalho.
Sete dos filmes nos quais trabalhou no período entre 1971 e 1977 acumularam 39 indicações ao Oscar e ganharam 19 estatuetas.